Hemose leva cadastro de medula óssea para o Circuito Brasileiro de Praia neste fim de semana

postado em: Notícias, Slide | 0
Neste sábado e domingo, dias 7 e 8, no horário das 9h às 16h, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) irá realizar a coleta externa para o cadastro de doador de medula óssea, durante a 6ª etapa do Circuito Brasileiro de Praia Open. O evento esportivo promovido pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) acontece no estacionamento da passarela do Caranguejo, na Orla da Atalaia em Aracaju.
A assistente social, Rozeli Dantas, responsável pela gerência de Ações Estratégicas do hemocentro, explicou que a atividade tem como objetivo ampliar o número de pessoas inseridas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). “A chance de encontrar um doador compatível é uma em cem mil. Por isso, sempre buscamos parcerias para divulgação e sensibilização do público sobre o serviço”, salientou.
Para realizar o cadastro é necessário estar bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos, não ter doenças infecciosas e apresentar documento de identidade com foto emitido por órgão oficial. Vale ressaltar que o cadastro é único, ou seja, a pessoa não precisa se cadastrar mais de uma vez, os dados ficam armazenados e são acessados sempre que necessário.
Vale ressaltar que essas informações do candidato são inseridas no banco de dados do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), criado para buscar possíveis doadores de medula e beneficiar pessoas que possuem leucemias, como a mieloide aguda, mieloide crônica e a linfóide aguda que comprometem a produção do sangue e necessitam fazer o transplante de medula óssea.
Como realizar o cadastro
O cidadão interessado em aderir ao cadastro deve preencher um formulário com informações pessoais. Em seguida é encaminhada para coleta de uma amostra com 4 ml de sangue, esse material é utilizado para realização do exame de Histocompatibilidade (HLA), que pesquisa as características genéticas do candidato à doação. Mais informações sobre o cadastro de medula óssea, através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.