Hemose: grupo de voluntários realiza campanha de doação

 

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) recebeu mais de trinta voluntários do grupo ‘Família do Sangue’ da Igreja Batista da Graça em Aracaju. A iniciativa realizada na sexta-feira, 3, teve o objetivo de incentivar a doação de sangue e a ampliação do número de pessoas inscritas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

 

De acordo com a gerente de Coleta do Hemose, Florita Aquino, a mobilização de voluntários e de instituições parceiras é de extrema importância para garantir a manutenção do estoque estratégico. “Esse é o maior gesto de compromisso com a vida, que qualquer cidadão pode prestar. Faço questão de lembrar que o nosso corpo é a única fonte produtora de sangue e não existe um substituto quando o tratamento requer algum componente do sangue“, afirma a enfermeira.

 

Para o universitário, Diogo de Santana Santos, 20 anos, a doação tem um papel importante para toda a sociedade. “O grupo da nossa igreja me incentivou a colocar em prática um desejo antigo. A necessidade de pacientes e até das famílias nas redes sociais pedindo doação já havia me despertado esse interesse em conhecer e poder dar minha parcela de contribuição”, disse.

 

Keilton Fernando da Silva, 43 anos, e a esposa Risoneide Marlia, 36 anos, reafirmaram o compromisso com um gesto considerado importante. “Eu já era doador em Recife, depois que mudamos para Aracaju dei uma parada. Foi na igreja e na Família do Sangue, que encontrei o estímulo para retomar”, contou Silva. “Estamos aqui para praticar esse gesto de amor”, completou Risoneide.

 

A visita ao Hemose, contou ainda com a participação de mulheres mobilizadas pela causa. Segundo a psicopedagoga Erica Sampaio, integrante do grupo, a proposta é desmistificar a doação de sangue. “A doação feminina é uma questão que sempre estamos discutindo para que juntas, possamos tirar nossas dúvidas e também para que todas tenham a oportunidade de pensar seu papel e a melhor forma de contribuir com nossos irmãos em Cristo”, ponderou.

 

Doação de sangue

 

Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, com idade entre 16 anos completos e 69 anos, peso acima de 50 Kg. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original, com foto, válido em todo território nacional. Para mais detalhes sobre o serviço de doação e cadastro de medula óssea, entre em contato com o Hemose pelos dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

 

Publicado: 6 de março de 2017, 14:03 | Atualizado: 6 de março de 2017, 14:03