Hemose convida doadores para reposição de todos os tipos sanguíneos

postado em: Destaque 3, Notícias | 0

Devido ao aumento da demanda transfusional da rede hospitalar, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) convida os doadores regulares a comparecerem na unidade para contribuir com o serviço. A medida visa restabelecer o estoque de todos os tipos sanguíneos, A, O, B e Ab positivo e negativo. “Esse chamado é uma medida preventiva para que todas as pessoas em bom estado de saúde possam doar e ajudar ao próximo”, ressalta a gerente de Captação, Rozeli Dantas.

 

Depois de coletado o sangue passa por análises sorológicas e produção de componentes, plaquetas, hemácias e plasma. Esses hemocomponentes são utilizados para atendimento de saúde de pacientes nos serviços de urgências e emergências nos hospitais, combater hemorragias, tratar pacientes com anemia hereditária, oncológicos, que precisam de transfusões sanguíneas frequentes.

 

“A depender do diagnóstico clínico do usuário, o médico poderá prescrever a transfusão sanguínea contínua, de algum hemocomponente durante uma semana ou mais dias. Daí a importância dessa solidariedade dos voluntários que doam regularmente aqui no Hemose e dos familiares dos pacientes que sempre mobilizam doadores através das redes sociais e da própria imprensa”, informa a assistente social.

 

Conforme ainda a gerente de captação é importante que as pessoas se organizem para doação com frequência, ou seja, o homem cada dois meses e as mulheres a cada três meses.  “Qualquer pessoa em bom estado de saúde pode doar, basta se informar sobre as exigências como, idade entre 16 a 69 anos e peso superior a 50 quilos. Lembramos que o voluntário deve repousar pelo menos seis horas na noite anterior a doação e evitar ingerir bebida alcoólica por um período de doze horas”, lembra Rozeli Dantas.

 

Impedimentos temporários

 

O serviço de doação cumpre legislações técnicas do Ministério da Saúde (MS), por isso, é importante que os doadores fiquem atentos aos principais impedimentos temporários para doação de sangue, como por exemplo, as pessoas com resfriado devem aguardar até 30 dias para doar, grávidas que tiveram o parto normal, 90 dias e 180 dias, para aquelas que tiveram parto cesariana. As mulheres lactantes devem aguardar um ano e aqueles que fizeram tatuagem ou colocaram piercings também só podem doar sangue, após um ano da realização do procedimento.

 

Serviço

 

Doar sangue é seguro, todo o material utilizado no procedimento é descartável. No dia da doação é necessário comparecer ao serviço bem alimentado, durante o ato é coletado de 300 até 450 ml de sangue. O serviço de coleta de sangue funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259- 3174.