Hemose: alunos do Colégio Amadeus doam sangue e ajudam no estoque para o Carnaval

postado em: Destaque 2, Notícias | 0

 

Por Rosângela Cruz

Fotos: Rosângela Cruz

 

 

A solidariedade continua falando mais alto quando o tema é a doção de sangue. O grupo de alunos assistentes do Colégio Amadeus compreende a importância do ato e, pelo menos duas vezes ao ano, organizam uma doação coletiva no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). Esta semana cerca de 25 voluntários aproveitaram a ocasião do pré-carnaval, para doar sangue e ajudar ao próximo.

 

 

Diogo Almeida Silva, 20 anos, contou que a ideia de reunir os colegas para doação tem duas finalidades: ajudar e incentivar o ato entre os colegas e professores. “Muita vezes, a gente se acomoda e não lembra que existem pessoas nos hospitais que precisam de nossa ajuda para recuperar a saúde. A doação é uma atitude muito simples e de grande importância”, destacou.

 

 

Confirmando a proposta do grupo em estimular a doação, Maria Lua, 19 anos, e Camilla Radimack, 18 anos, realizaram a primeira doação de sangue junto com os colegas. “Temos uma sociedade grande, saudável e que pode transmitir saúde para os outros. Nossa vinda não compromete nossos estudos”, disse Maria Lua.

 

 

A gerente de Captação de Doadores do Hemocentro de Sergipe, Rozeli Dantas, ressaltou solidariedade. “Essas parcerias com jovens e adolescentes de escolas e universidades acabam gerando um resultado positivo, porque eles desenvolvem  uma consciência de responsabilidade social e se tornam de fato, doadores regulares”, ressaltou a gestora.

 

 

Conforme ainda a assistente social, a estratégia de reforçar as doações coletivas e campanhas nos períodos que antecede feriados prolongados visa garantir o estoque de sangue do serviço. “É bom sempre está lembrando ao público que a necessidade por doação de sangue é diária. Até porque cada componente do sangue tem um período de validade, dai que a importância dessa conscientização da doação regular, ou seja, homem pode doar a cada dois meses e a mulher, a cada três meses”, concluiu.

 

Acompanhe os horários do serviço de doação de sangue do Hemose:

 

 

Dia 24 – Sexta-feira  – Expediente normal das 7h30 às 17h;

Dia 25 – Sábado – Doação de sangue abre das 7h às 11h;

Dia 26 – Domingo – Não tem expediente na unidade;

Dia 27 – Segunda-feira – O serviço não abre;

Dia 28 – Terça-feira – Feriado de Carnaval a doação de sangue não funciona;

Dia 1º de março – Quarta-feira –  O serviço reabre das 13h às 17h.