Governo amplia serviço de Hemodiálise em Sergipe com a contratação de clínica em Lagarto

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) objetivando ampliar o serviço de nefrologia em Sergipe e melhorar a qualidade da assistência aos pacientes, realizou a contratação do Centro de Hemodiálise, inaugurado pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Lagarto, na tarde desta quinta-feira, 13. A instituição contratualizada pelo estado ofertará o serviço de hemodiálise ambulatorial aos pacientes com doença renal crônica.

A nova clínica de Hemodiálise deve atender até 100 pacientes por mês na unidade, em um espaço com excelente ambiência e equipamentos de última geração. O Centro começa a receber os pacientes regulados pelo Complexo Regulatório do Estado a partir da próxima segunda-feira,17.

Além de contar com uma excelente estrutura física, seguindo as resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o espaço possui 40 pontos para hemodiálise, sala de estabilização, para caso o paciente apresente alguma intercorrência no momento da realização da hemodiálise e ambientes separados para pacientes que têm sorologias positivas.

Para a secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, a contratação da clínica é um marco para ampliar o serviço de Hemodiálise no estado.

“Nós temos uma população com doenças crônicas que vem crescendo. Essa clínica chegou na hora oportuna, a região de saúde será altamente beneficiada. Conheci o espaço, saímos satisfeitos e muito felizes porque ampliamos o nosso contrato inserindo o serviço. Sei que essa clínica será o início de uma grande história que a gente constrói para o plano específico de atenção à pessoa que necessita de uma terapia renal substitutiva. Marca dentro de Lagarto, dentro do estado e dentro da Rede de Atenção em Sergipe esse serviço. Esse projeto está dentro do plano de atenção construído pelo governo. Essa proposta de plano de governo do governador Belivaldo Chagas que busca a cada momento ampliar a nossa Rede de Atenção e os planos de Urgências para as pessoas crônicas é uma concretude nesse momento com a inserção desse serviço em nossa Rede de Atenção”, disse.

A coordenadora estadual de Políticas de Atenção Especializada e de Urgências, Neuzice Oliveira Lima, frisou a importância do investimento realizado pelo governo do Estado, fortalecendo o componente especializado da linha de cuidado ao paciente com DRC, ressaltando que com a Covid-19, muitos pacientes evoluíram com necessidade de Hemodiálise, aumentando ainda mais a demanda para os serviços ambulatoriais.

“O Serviço de Hemodiálise ambulatorial é muito importante na assistência ao paciente com doença renal crônica. Nos últimos seis meses, em função da pandemia de Covid-19, muitos pacientes evoluíram para necessidade de Hemodiálise, observamos um aumento da fila de espera de pacientes aguardando vaga em outras clínicas em Sergipe. O Estado vendo essa necessidade e, como o Hospital montou toda a estrutura adquirindo equipamentos, contratando recursos humanos para montar o serviço de Hemodiálise, o estado contratou a unidade que passará a executar o serviço”, disse.

Os pacientes dos 75 municípios que precisam do serviço ganham com o investimento que possibilita otimização do serviço em todo estado, proporcionando tranquilidade e segurança no atendimento. A princípio, a clínica atenderá todos os municípios e posteriormente, a SES irá pactuar com gestores quais regiões de saúde a clínica oferecerá os serviços.

Foto: Supec

Publicado: 14 de janeiro de 2022, 08:56 | Atualizado: 14 de janeiro de 2022, 08:58


Publicações Relacionadas