Gestores da Saúde visitam obra do Hospital de Cirurgia

postado em: Destaque 2, Notícias | 0

Por Manuela Penacal

Gestores SES visitam H (8)A gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Fundação Hospitalar (FHS) realizou uma visita técnica ao Hospital de Cirurgia nesta quinta-feira, 18. Na ocasião, verificaram as obras que estão sendo executadas na unidade para o recebimento dos novos equipamentos e fizeram tratativas sobre convênios para garantia e avanço da assistência, sobretudo a oncológica.

 

O hospital está ampliando e adequando a estrutura para comportar o tomógrafo, ressonância magnética e o acelerador linear.

 

“Mais equipamentos representam o fortalecimento do Sistema Único de Saúde em Sergipe e ampliação do acesso para a população”, aponta a secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça.

 

A obra está avançada, faltando, apenas, conclusão da parte elétrica, pintura e acabamento final. Os equipamentos já foram comprados e dois deles já foram entregues para a gestão do hospital.

 

“O nosso objetivo é que já comecem a funcionar até o final deste ano”, disse o diretor da unidade hospitalar, Gilberto Santos.

 

Oncologia

 

Atualmente em Sergipe existem duas máquinas de radioterapia para atender a demanda dos pacientes oncológicos locais e até de outros Estados: a 3D no Huse e a 2D no Hospital de Cirurgia.

 

O novo bunker do Hospital de Urgências de Sergipe, onde abrigará o segundo aparelho de radioterapia da unidade, está em construção obedecendo todo o cronograma. A obra e a aquisição do equipamento integram o Plano de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde. A construção desse novo bunker ampliará e fortalecerá o atendimento para toda população que depende de tratamento pelo SUS no Estado.

 

Além disso, está em construção uma nova clínica particular que ofertará serviços de radioterapia.