Gerência de IST/Aids celebra Dia da Mulher com orientações sobre saúde sexual feminina

postado em: Destaque 2, Notícias | 0

A Gerência de IST/Aids, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), celebra o Dia Internacional da Mulher , comemorado em oito de março, com a realização de uma série de palestras em empresas e eventos, durante toda a semana. Com o tema “Saúde Sexual Feminina”, o gerente do programa, médico sanitarista Almir Santana, objetiva conscientizar mulheres e homens sobre a importância da prevenção, inclusive de doenças como o enfarto do miocárdio e o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Na manhã desta quarta-feira, 7, o médico participou de uma live (transmissão ao vivo) pelo facebook da Infonet , abordando “Saúde Sexual Feminina”, tema que baliza as palestras nesta semana. A agenda segue nesta quinta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, com um bate-papo com as usuárias do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), segundo informações de Almir Santana.

Na sexta-feira, 9, a equipe do Programa IST/Aids segue com a unidade móvel para o município de Barra dos Coqueiros, mais especificamente para o canteiro de obras da usina termelétrica, onde irá ofertar os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C para os trabalhadores. “Para realizar esta ação contamos com a parceria da Prefeitura da Barra dos Coqueiros”, destacou Almir Santana.

Enquanto a equipe do programa está no canteiro de obras, Almir Santana estará na empresa Almaviva, onde ministrará às 9 horas palestra e colocará à disposição dos trabalhadores os testes rápidos. No sábado, 10, a palestra acontece na empresa Microlins, que atua na área de cursos profissionalizantes na área de informática e está localizada no centro da cidade.

Também no sábado, mas à tarde, a campanha de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis chegará à gincana de pesca que estará sendo realizada na praia do saco. “Prevenção e Solidariedade” é o lema da gincana, que doará uma parte dos peixes pescados para a Casa de Apoio Bom Samaritano, que cuida de pessoas com o vírus HIV.

A semana de trabalho de combate às doenças sexualmente transmissíveis acaba no domingo, 11, com palestra no centro comunitário de São Cristóvão. “Nas palestras que estou ministrando tenho chamado a atenção das mulheres para o fato de que doenças como enfarto do miocárdio e Acidente Vascular cerebral (AVC) está matando mias mulheres do que o câncer. Então, é ficar atento para os sinais e sintomas, e se cuidar”, falou Almir Santana.