Festival de tortas é realizado na oncologia do Huse

postado em: Destaque 2, Notícias | 34

Um festival de tortas doces e salgadas, com os mais variados tipos de recheios e coberturas. Foi o que aconteceu na manhã desta terça-feira, 6, no espaço do servidor do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). O Grupo Mama Fest, formado por mulheres que integram o grupo terapêutico de câncer de mama e que existe há quase 14 anos no centro de Oncologia do hospital, realizou mais uma edição do Festival de Tortas.

As pacientes do grupo são mastectomizadas, ou seja, passaram pela cirurgia de retirada total ou parcial da mama. De acordo com a coordenadora do grupo, a fisioterapeuta Karla Mendonça, as tortas foram produzidas pelas próprias pacientes. O dinheiro arrecadado servirá para a realização dos festejos juninos do Grupo Mama Fest. Elas adoram esse festival e aproveitam para mostrar os dotes culinários, além de trabalhar a autoestima de cada uma delas”, disse.

A dona de casa Edvam Bomfim faz tratamento contra um câncer de mama. Ela participa de todas as atividades desenvolvidas pela Oncologia do Huse e pelo Grupo Mama Fest. “Eu me sinto muito feliz e com meu astral lá em cima quando estou fazendo algumas das atividades do grupo. Esse festival de tortas é maravilhoso e já garantimos a nossa festinha junina”, explicou.

Essas atividades contribuem com as pacientes, melhorando a autoestima, a sociabilidade delas e as informações sobre o tratamento. O festival de tortas foi realizado pelas 40 mulheres que integram o grupo.

A aposentada Maria Feitosa, 70, frequenta o grupo terapêutico desde o início do tratamento contra o câncer de mama. Ela destaca que o trabalho do Mama Fest faz maravilhas em sua vida. “É maravilhoso participar dessa delicia de festival, já é um sucesso e me deixa ainda mais animada pra vida”, declarou.