Férias escolares: ação educativa do Samu orienta a não passar trotes

postado em: Destaque 2, Notícias | 2
Por Júnior Matos
samu campanha troteNas férias escolares também é possível aprender se divertindo. Para animar a garotada, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), preparou mais uma edição do projeto “Sou Amigo do Samu – Não passo trote”. Será nos  dias 06 e 07 de julho (quarta e quinta-feira), no shopping Riomar, na capital.
Com uma linguagem bem didática, a criançada conhecerá os inúmeros prejuízos causados pelas falsas chamadas (trotes) e como pode ajudar chamando corretamente o serviço, caso tenha necessidade.
“Na ocasião, também serão abordados temas de prevenção e de promoção à saúde, além da realização de brincadeiras com demonstrações da prática diária do Samu”, explica o coordenador do NEP/Samu, Ronei Barbosa.
 
Amigo do Samu
Desde o lançamento oficial da campanha “Sou Amigo do Samu – Não passo trote” em julho de 2014, o índice de trotes vem diminuindo, mantendo a média de 25%.
“Além de ocupar o serviço desnecessariamente, os trotes trazem prejuízos financeiros e provocam desgaste das equipes de atendimento, tanto para quem vai realizar uma ocorrência inexistente, quanto para quem recebe sucessivas chamadas na Central Regulação das Urgências. Lamentavelmente, os atendentes recebem palavras ofensivas e de baixo calão constantemente, em curto espaço de tempo, fato que grande desgaste emocional”, destaca Ronei Barbosa.
O QUÊ? Ação educativa do projeto “Sou Amigo do Samu – Não passo trote”
QUANDO? 06 e 07 de julho (quarta e quinta-feira)
HORÁRIO? 15h
LOCAL? Minicidade do Shopping Riomar, Aracaju.