Estudantes de medicina veterinária realizam ação social no Hemose

postado em: Destaque 2, Notícias | 0
O conhecimento prático do serviço de doação de sangue do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) foi uma das atividades da Semana da Veterinária realizada por acadêmicos do curso de medicina veterinária da Faculdade Pio Décimo. “A iniciativa deles é importante para falarmos sobre o Hemocentro na parte de doadores de sangue e dos pacientes portadores de doenças hematológicas assistidos no ambulatório pela equipe multidisciplinar”, destacou a gerente de Ações Estratégicas da unidade, Rozeli Dantas.
De acordo com a professora Carla Ulian, a visita ao Hemose faz parte da programação da Semana do Veterinário, com a realização de palestras, minicursos e exposição. Ela explicou ainda, que a ação social, com a participação de estudantes do Grupo de Iniciação Cientifica e Extensão em Buiatria (GICEB), visa reforçar o compromisso da categoria profissional com a doação de sangue.
“Na faculdade realizamos as atividades teóricas e no Hemocentro os estudantes vivenciaram a experiência da doação de sangue, que é de extrema importância para toda sociedade. Temos que entender que em algum momento podemos precisar doar para alguém próximo, ou receber uma transfusão sanguínea”, ressaltou Ulian.
Para Anne Caroline Barreto, que integra o grupo de estudos GIACEB, a iniciativa proporcionou a realização de sua primeira doação de sangue. “Acho que vim com os colegas acaba se tornando um incentivo para quem nunca doou sangue. Espero poder vim ajudar outras vezes”, comentou a acadêmica de medicina veterinária.
Serviço
Para ser um doador de sangue é preciso estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, ter mais de 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal. O documento está disponível para download no site: www.hemose.se.gov.br. Mais informações sobre os serviços, através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.