Estudantes de curso técnico em enfermagem colaboram com doação de sangue durante visita técnica

postado em: Destaque 2, Notícias | 0
Luana Cristina Barreto Ramos, Makely Santos Lima Sabino e Leiliany Guimarães da Silva participaram do programa Visita Técnica ao Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) organizado pelo Centro de Ensino Grau Técnico. As novas doadoras contaram que o entendimento sobre a importância do serviço foi a motivação para doação. “Sangue é vida”, resumiu Luana.
Dividida em duas etapas, a visita iniciou com as explicações relativas ao ciclo do doador nos setores do cadastro, pré-triagem, triagem clínica, coleta e lanche. “Eles serão futuros profissionais de saúde, por isso que é necessária essa troca de informações. Aqui eles podem tirar dúvidas e conhecer todas as etapas do sangue”, destacou a gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas.
No segundo momento da atividade, o grupo passou pelos laboratórios onde são processados os testes, análises sorológicas e fracionamento do sangue em hemácias, plaquetas e plasma. Segundo a gestora da Captação, as visitas técnicas são importantes para agregar o conhecimento sobre a estrutura de atendimento do ciclo de produção do sangue.
“Esses estudantes serão os profissionais que irão trabalhar em laboratórios, unidades de saúde e hospitais, desenvolvendo funções de acordo com a especificidade de cada serviço. No caso do Hemose eles podem atuar em qualquer um dos laboratórios que foi visitado”, comunicou a assistente social.
O professor do Grau Técnico, Marcos Paulo, que acompanhou o grupo, ressaltou a importância da troca de experiência entre os profissionais que atuam na saúde com estudantes. “Aqui no Hemocentro eles podem vivenciar os detalhamentos do serviço de hemoterapia, através dos testes pré-transfusionais até a liberação do sangue para os pacientes que estão nos hospitais”, salientou.
Mais detalhes sobre o serviço de doação de sangue, cadastro de medula óssea, visita técnica e palestras, através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.