Estudantes da Fundação São Lucas realizam visita técnica e doam sangue

Nesta terça-feira, 23, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), recebeu a visita de estudantes do curso técnico em enfermagem do Centro de Estudos Fundação São Lucas. A atividade que integra as ações educativas de promoção e incentivo à doação de sangue estão inseridas na programação da Semana do Doador.

“O conhecimento sobre as especificidades dos processos de coleta e fracionamento do sangue são instrumento de sensibilização para nos auxiliar na captação e fidelização de pessoas dispostas em doar sangue”, destacou a gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas.

Na ocasião o grupo percorreu os setores responsáveis pelo atendimento ao doador de sangue.  Em seguida, visitaram os laboratórios onde são realizados testes sorológicos, a separação dos componentes sanguíneos, plaquetas, hemácias e plasma e a dispensação do sangue para rede hospitalar do Estado.

Conforme a enfermeira Florita Aquino, gerente de Coleta, a atividade busca a formação de multiplicadores sobre a importância da doação de sangue.  “Nessas visitas orientadas pelos profissionais e estagiários da unidade, os estudantes tem a oportunidade de conhecer o passo a passo da coleta de sangue, assim como os laboratórios onde o sangue é fracionado para transfusão sanguínea nos pacientes”, salientou.

Segundo a professora Shirley Aquino a atividade fora da Centre de Estudos busca agregar conhecimento prático aos futuros profissionais de enfermagem. “A visita quer associar o ensinamento teórico com a prática do exercício da profissão. Aqui eles receberam orientações, observaram a dinâmica do funcionamento de um banco de sangue e também doaram sangue”, relatou a enfermeira.

Mais informações sobre agendamentos para doação de sangue, cadastro de medula óssea e visitas técnicas, através dos telefones: (79) 3225-8039, 3259-3174 e 99191-2977.

Publicado: 24 de novembro de 2021, 14:15 | Atualizado: 24 de novembro de 2021, 14:15


Publicações Relacionadas