Empresas solidárias estimulam a doação de sangue entre os colaboradores

postado em: Destaque 2, Notícias | 23
A atitude de solidariedade dos grupos e ações sociais colabora com a manutenção do estoque dos A, O, B e Ab, Positivo e Negativo. Um exemplo de boa ação vem do projeto ‘Reviver em ação’, que estimula entre os colaboradores a pratica regular da doação de sangue. Esta semana um grupo com pouco mais de vinte profissionais da empresa, retornou ao Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) que integra a Rede Estadual de Saúde.
Nesta segunda campanha a ação também ganhou o apoio Sindicato dos Empregados das Empresas de Administração Prisional do Estado de Sergipe (Sintradispen), através do voluntário Antônio Luiz. Já o supervisor Fernando Rodrigues de Lima retornou para segunda doação de sangue. “Estava no período de vim e como a empresa está incentivando a nossa participação, essa foi uma oportunidade de fazer a minha parte, e, doar para ajudar ao próximo”, disse.
Weslen Lima e a assistente social, Joseane Vieira, realizaram o cadastro para doador de medula óssea, através da inscrição no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). “Esse cadastro representa uma oportunidade de cura na vida das pessoas que tem uma leucemia e necessita do transplante para sua sobrevivência”, declarou Joseane ao acrescentar. “Eu apoio essa causa”, completou.
“A doação em grupos a cada dois meses ou num período menor, é uma forma para que todos os nossos funcionários possam doar. A cada vez que retornamos conseguimos estimular mais funcionários a vim conhecer a importância desse serviço responsável por salvar vidas”, salientou o gerente administrativo da Reviver, Ronival Conceição dos Anjos.
De acordo com a gerente de Captação de Doadores do Hemocentro de Sergipe, Josceline Souza, a iniciativa da empresa somada a outras instituições é essencial para manutenção da demanda transfusional da rede hospitalar. “Essa é uma parceria importante para o serviço. Só temos a agradecer mais essa campanha da Reviver que chega para colaborar com o estoque. Além de ser mais uma forma de sensibilizar outras categorias profissionais a realizar esse tipo de mobilização que beneficia centenas de pacientes que necessitam do sangue como tratamento”, destacou.
A gestora informou também que o setor elabora um cronograma de campanhas feitas com o apoio de voluntários, instituições parceiras, públicas e privadas, que tem como objetivo garantir a manutenção do estoque de todos os grupos sanguíneos. “As pessoas interessadas em conhecer o serviço ou em agendar suas campanhas, basta nos procurar no Hemose de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h”, ressaltou.
Critérios
Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 a 69 anos de idade, peso acima de 50 quilos. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original, com foto, válido em todo território nacional. Mais detalhes sobre o serviço de doação, palestras e hemotur, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.