Em sete dias, Samu realiza 783 atendimentos de suporte avançado e 168 de suporte básico

postado em: Destaque 2, Notícias | 0

Das 6.847 ligações emitidas à Central de Regulação de Urgências (CRU) entre os dias 16 e 22 de abril, 783 geraram atendimentos de suporte avançado, realizados por condutor de veículo de urgência, médico, enfermeiro e técnico de enfermagem. As ligações repercutiram ainda em 168 atendimentos de suporte básico, agilizados por condutores de veículos de urgência e técnicos de enfermagem. Ambas as equipes integrantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Sergipe, atenderam 115 casos de queda, causa externa que acumula o maior número de atendimentos.

As equipes do Samu ainda atenderam 40 casos de colisão, 33 entre carros e motos e os demais entre motos. Os ferimentos por arma branca e por arma de fogo totalizaram 27 atendimentos, além de registrados um caso de capotamento, 16 por atropelamento, mais 16 por agressão e 12 por intoxicação.

CRU

Ao ligar gratuitamente para o 192, ramal utilizado para acionamento do Samu, o solicitante entra diretamente em contato com a CRU e fala inicialmente com o técnico auxiliar de regulação médica (Tarm), responsável por recepcioná-lo e por colher dados, como endereço, ponto de referência, nome e o tipo de ocorrência. Após o primeiro contato, a ligação é encaminhada ao médico regulador. Nesse espaço, atua também o rádio operador (RO), que opera o sistema de radiocomunicação e telefonia na Central, exerce o controle operacional da frota de veículos do sistema de atendimento pré-hospitalar móvel, e mantém a equipe de regulação atualizada a respeito da situação operacional em questão.

Para tornar qualificado o trabalho desses profissionais, desta quarta-feira, 23, até o próximo dia 25, estará sendo promovida uma oficina de capacitação para aperfeiçoamento dos serviços prestados à população e melhoria dos processos de trabalho. A oficina é ministrada na própria CRU, no bairro São José, nos turnos manhã e tarde, com turmas formadas por, no máximo, 12 Tarms e ROs, que deverão escolher data e horário de participação. A oficina foi iniciada na última sexta-feira, 18.