Em Lagarto, Conceição Mendonça visita Maternidade Zacarias Júnior e Hospital Regional

postado em: Destaque 2, Notícias | 20

Por Acácia Mérici

maternid zacarias hosp_lag (2)A secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça, esteve neste fim de semana no município de Lagarto onde visitou alguns equipamentos de saúde, fundamentais nos serviços do SUS em Sergipe, entre eles a Maternidade Zacarias Júnior e Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL).

 

Acompanhada pela deputada estadual Gorete Reis, pela diretora operacional da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Márcia Guimarães, e pela equipe técnica da SES e FHS, a visita iniciou pela Maternidade Zacarias Júnior, destinada ao atendimento de gestantes avaliadas com risco habitual.

 

Segundo Luana Melo, enfermeira e coordenadora assistencial da unidade filantrópica, a Maternidade tem capacidade para a realização de 18 partos por dia, sendo que a média diária atualmente é de 10 procedimentos.

 

“Apresentamos a sala de pré-parto, as salas de parto, o novo centro cirúrgico composto, a sala de parto humanizado, entre outros setores. A Maternidade Zacarias Júnior é a única de Sergipe com enfermeiras obstétricas em todo o quadro funcional”, comentou.

 

Além das gestantes de Lagarto, a Maternidade Zacarias Júnior atende a pacientes de Poço, Simão Dias, Tobias Barreto, São Domingos, além de cidades do interior da Bahia que fazem fronteira como Fátima, Heliópolis, Paripiranga.

 

“Ficamos encantados com a estrutura e a organização da unidade. Sem dúvida, o bom funcionamento da Zacarias Júnior é um fator importante para desafogar Aracaju”, afirmou Conceição Mendonça.

 

Hospital Regional 

 

A gestora Estadual também esteve no Hospital Regional de Lagarto, importante unidade do SUS/Sergipe responsável por garantir cobertura assistencial a aproximadamente 250 mil habitantes de seis municípios que integram a Microrregião Centro-Sul: Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas e Tobias Barreto.

 

“O HRL está no processo de federalização. Ele também atende a pacientes de outras regiões como Campo do Brito, São Domingos, Boquim e até mesmo os fronterícios com a Bahia como Paripiranga, Adustina, Nova Soure, Itapicuru, Cícero Dantas, e outros. Ficamos muito satisfeitos com a presença da secretária Conceição Mendonça”, afirma o superintendente Oldegar Alves.

 

O HRL presta assistência nas áreas de Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria, Ultrassonografia, Nefrologia e Terapia Intensiva, e é uma das unidades da Rede Hospitalar Estadual do interior que conta com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI): são 10 leitos para pacientes críticos.

 

O Hospital Regional já atendeu a quase 15 mil usuários do SUS somente nos três primeiros meses deste ano, além de mais de 800 internações, mais de 300 cirurgias, entre elas, 210 ortopédicas.

 

“O Regional de Lagarto é um dos equipamentos de saúde mais importantes do nosso Estado e a sua resolutividade comprova o quanto estamos no caminho certo, garantindo a assistência aos sergipanos sem fazer com que eles se desloquem para a capital. Sem dúvida, o HRL é um grande instrumento que colabora para desafogar o Huse. Toda equipe está de parabéns”, comemora Conceição Mendonça.