Educação: Huse lança campanha que reforça a importância do descarte correto de resíduos

postado em: Destaque 2, Notícias | 1

Por Katiane Menezes

PRGSS huse (7)Foi lançada na manhã desta terça-feira, 12, a campanha ‘Profissional Consciente: lixo é só o começo’, organizada pelo Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), através do Núcleo de Educação Permanente (NEP). A iniciativa faz parte do Plano de Gerenciamento de Resíduos e Serviços de Saúde (PGRSS) e visa uma segregação e acondicionamento correto, além do destino final do resíduo à responsabilidade socioambiental da instituição.

O gerente de higienização e lavanderia, Altamirando Neto, considera o momento como “Dia D” e ressalta que o plano faz parte da resolução 306/2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e está sendo atualizado junto aos gerentes dos setores do hospital para que a segregação dos resíduos aconteça de forma correta.

“Iniciamos a identificação de todo o resíduo do hospital. Tudo que sai das unidades será identificado. Saberemos qual a unidade geradora daquele resíduo, o turno e a data que ele foi gerado. Isso será importante no momento que chegar no abrigo, onde tem a equipe de segregadores que identifica a não conformidade. Se dentro do saco de resíduo comum tiver resíduo infectante, por exemplo, identificaremos qual foi o setor que gerou. A partir daí, criaremos estatísticas e trabalharemos diretamente com setores que tenham maior número de ocorrências”, explicou.

Durante o lançamento da campanha, o trabalho realizado pelo NEP foi fundamental para atingir o maior número de profissionais. O engenheiro de segurança de uma da Empresa Multiserv, Cariosvaldo Gomes, explicou as normativas da Anvisa.

“A educação gera mudança de comportamento. O mundo está muito dinâmico e a sociedade precisa estar atualizada. As normas da Anvisa precisam ser cumpridas de forma sistemática”, afirmou.

Os benefícios com os resultados do descarte correto dos resíduos são voltados para os próprios funcionários e, principalmente, para quem usufrui desse serviço que são os pacientes e a comunidade. A enfermeira do internamento da Ala 400, Paula Aparecida Barbosa, participou do lançamento da campanha e achou de grande importância as informações passadas.

“É muito bom adquirir conhecimentos. Essas campanhas são fundamentais para nos orientar sobre os procedimentos que vão nos ajudar diariamente”, concluiu.