Dia do Fisioterapeuta ganha programação especial com reflexões, dinâmicas e mini-cursos no Huse

Teve início na manhã desta quarta-feira, 13, e segue até o próximo dia 15, no auditório do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), a programação em homenagem ao Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, profissionais importantes na reabilitação do corpo humano e na prevenção de doenças ósseas e musculares, através de técnicas próprias. O evento é uma parceria do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e coordenação de fisioterapia do hospital.

A abertura do evento contou com a participação do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (NAST), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com um dia comemorativo e de integração dos profissionais através de relaxamento, reflexões, entre outras dinâmicas. “A gente trabalha o corpo, a movimentação do corpo, respiração, embora seja algo que o profissional aplique, nem sempre ele faz com ele próprio, então, talvez essa seja uma oportunidade desse profissional entrar em contato consigo mesmo. Trouxemos também algumas reflexões e finalizamos com uma meditação e relaxamento”, disse o condutor do projeto Servidor Zen do NAST, Nilson Silva.

A enfermeira do NAST, Larissa Prudente, ressalta o trabalho desenvolvido pelo núcleo. “A gente trabalha com prevenção e promoção à saúde do trabalhador dentro do ambiente de trabalho. Dentro do NAST a gente tem uma equipe multidisciplinar e diversos programas, dentre eles o Servidor Zen que é sensacional e trabalha com o cuidado do servidor, por isso aproveitamos para trazer essa proposta para os nossos fisioterapeutas neste dia tão especial”, pontuou.

A fisioterapeuta do Huse, Laíra Viviane Dantas, parabenizou a iniciativa. “Quero parabenizar aos meus amigos fisioterapeutas que atenderam o chamado e participaram da abertura do evento. Nós merecemos muito um dia comemorativo com relaxamento e descontração, principalmente, depois desse período de pandemia em que os trabalhos foram ainda maiores”, enfatizou.

Para quem participou do primeiro dia de homenagens, muita alegria e gratidão. “Eu achei muito interessante, nunca tinha participado dessas homenagens, mas hoje fiz diferente e consegui participar e prestigiar a nossa categoria. É um momento muito importante e feito com muito carinho para nos homenagear”, declarou o fisioterapeuta Hércules Nunes.

Para a estagiária de fisioterapia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Iane Karolaine Oliveira, é um momento de muito acolhimento. “Achei muito gostoso, a gente sendo prestigiado e se sentir acolhido, lembrando de cuidar da gente, nossa cabeça e do nosso corpo, extremamente necessário. Foi muito gostoso participar”, ressaltou.

Programação

Para o dia 14, foi elaborado um minicurso com o tema “Importância do controle motor no paciente hospitalizado”, que será ministrado pela fisioterapeuta Zak Moreira. Para o dia 15, foi programado um dia de novos conhecimentos e discussões sobre assistência fisioterapêutica humanizada, ministrada pela fisioterapeuta da UTI Pediátrica do Huse, Rejane Cardoso, terapia ocupacional em contextos hospitalares: conquistas e desafios, a palestrante é a vice-presidente do CREFITO 17, Andrezza Marques Duque.

Ainda no período da manhã os participantes vão poder usufruir das palestras: Novas regulamentações da profissão, Atualização do código de ética profissional, com a palestra do diretor secretário do CREFITO 17, Lucas Rêgo, além da atuação do fisioterapeuta na terapia intensiva, com palestra da diretora executiva da ASSOBRAFIR-SE, Géssica Uruga. Como empreender na fisioterapia, com a palestra do fisioterapeuta Tarcísio Martins

Publicado: 13 de outubro de 2021, 15:19 | Atualizado: 13 de outubro de 2021, 15:19


Publicações Relacionadas