Dia do cirurgião-dentista: Saúde promove Seminário com reflexões sobre “O cuidador e o Cuidado”

Nesta segunda-feira, 25, é celebrado o Dia do cirurgião-dentista, profissional essencial para a manutenção da Saúde Bucal, área essa que reflete na saúde geral das pessoas. A atuação dos odontólogos é muito abrangente, indo desde a consulta, orientação quanto à higiene bucal, tratamentos restauradores, tratamentos especializados a exemplo dos tratamentos de canal (endodontia) e atendimento a pacientes com deficiência,  até casos mais complexos  como os traumas de face e neoplasias ( cistos e tumores).

Para marcar a data, na próxima quarta-feira, dia 27, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoverá um Seminário através da área técnica de Saúde Bucal, que tem como público-alvo os coordenadores de Saúde Bucal dos municípios.  O evento será realizado na faculdade Estácio, a partir das 8h.  Nas discussões, de acordo com a referência técnica Estadual de Saúde Bucal, Ana Paula Vieira,serão realizadas reflexões de “Um olhar sobre o Cuidador e o Cuidado”.

“Esse ano procuramos trazer um tema pensando em tudo que os profissionais passaram durante a pandemia e abordar o tema mais falado nos últimos tempos: Estética. Entretanto, no Seminário trataremos disso no contexto do SUS. Esse período de Pandemia foi e tem sido muito complicado para o profissional que precisou lidar com a suspensão de atendimento, com as dúvidas, especulações, angústia de quando e como seria a retomada dos atendimentos, tendo em vista o medo da Covid-19. Portanto, diante desse enfrentamento, pensamos como tema a ser abordado, no  ‘cuidar do cuidador’. A nossa preocupação foi trazer algo voltado para eles, no contexto de como eles se veem diante de toda essa realidade, trazendo pontos de reflexão para o fortalecimento de si para melhor atender o outro.  Assim sendo, o tema da nossa primeira palestra será: “A importância de olhar para si mesmo”, pois só podemos cuidar bem do outro se estivermos bem. Com isso, a pretensão  foi fazer uma autoanálise”, detalhou a referência técnica.

No segundo momento do evento, a palestra tem objetivo tratar sobre resgatar a autoestima do paciente SUS, abordando a estética restauradora. “Apesar de ser um tema técnico, a estética é um assunto muito discutido pela população. Na ocasião iremos abordar a realidade da estética odontológica no Sistema Único de Saúde, que não é tema abordado pela mídia frequentemente. Mas sim procedimentos de custo que na maioria das vezes o usuário do SUS não alcança”, explica Ana Paula.

Por fim, neste Seminário será lançado um olhar para o profissional e o paciente SUS. “Lembrando inclusive que durante esse período de pandemia, o agravamento dos problemas não ocorreu apenas na área médica e de enfermagem. Mas na área odontológica também. O que requer uma atenção redobrada com relação ao retorno desses pacientes ao atendimento odontológico”, disse.

Para Ana Paula, a ocasião é um momento ímpar de trocas entre Estado e profissionais dos municípios.  “Trabalharemos nesse evento com todas as coordenações de Saúde Bucal da rede municipal para que eles sejam, dentro de seus territórios, multiplicadores dos conhecimentos adquiridos neste Seminário”, finaliza a referência.

Programação do seminário

08h – Acolhimento

08h e 30min – Abertura

09h – Palestra: A importância de olhar para si mesmo

Palestrante: Mayra Rachel de Aguiar Fonseca – Psicóloga

10h e 30min – Coffee Break

11h – Palestra: Como resgatar a autoestima do paciente do SUS, abordando a estética restauradora.

Palestrante: Alice Maria de Souza Macedo Santos – Cirurgiã-Dentista

12h – Momento de descontração /Considerações finais / Encerramento

Publicado: 25 de outubro de 2021, 10:21 | Atualizado: 25 de outubro de 2021, 10:21


Publicações Relacionadas