Controle do Aedes: mais quatro municípios recebem a Brigada Itinerante esta semana

postado em: Notícias | 0

Por Luiza Sampaio

A luta contra o Aedes aegypti deve ser diária, contínua, sem interrupções. Por isso, a Brigada Itinerante da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Fundação Estadual da Saúde (Funesa) já está acionada para mais uma semana de trabalho intenso pelos municípios sergipanos. Hoje, 15, a equipe formada por agentes de endemias e militares do Exército Brasileiro está em Siriri, a 55 quilômetros da capital, realizando mais uma ação de mobilização.

De acordo com a gerente de Endemias da SES, Sidney Sá, a Brigada deve visitar as residências da sede do município, detectando focos do vetor que transmite Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, e destruindo criadouros.

“Estamos trabalhando nas regiões onde o índice de infestação ainda é alto. Em Siriri, por exemplo, esta é a segunda vez que o grupo realiza ação”, revela a gestora.

Ela lembra que dois pontos são essenciais para que a atividade da Brigada Itinerante tenha realmente efeito: o comprometimento da população, que deve zelar pelas suas casas, e a continuidade do trabalho por parte das prefeituras.

“Não adianta intensificarmos o trabalho se depois que formos embora nada mais for feito de forma contínua. A eliminação de criadouros deve ser realizada pelo menos uma vez por semana, assim, o ciclo de vida do mosquito será interrompido”, frisa.

Nessa terça-feira, 16, a equipe segue para o município de Pinhão, e depois, na quarta-feira, 16, para Rosário do Catete.

Nos dias 18 e 19, será a vez da população de Porto da Folha receber a Brigada Itinerante. “Abram suas portas e sigam as orientações passadas. Juntos, somos capazes de conter esse problema”, acredita Sidney Sá.

É importante lembrar que a SES possui um canal direto com a população para receber denúncias e reclamações. Basta entrar em contato pelo telefone 155 ou pelo e-mail controle.aedes@187.17.2.171/saude-infectado.