Conselho Estadual de Saúde e SES capacitam conselheiros de Lagarto sobre sistema do MS

O Conselho Estadual de Saúde de Sergipe (CES/SE), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), está capacitando os conselheiros de saúde sobre o novo sistema do Ministério da Saúde, DigiSUS, no módulo planejamento. Nesta sexta-feira, 18, foi realizado o treinamento para os representantes dos Conselhos Municipais de Saúde da Regional de Lagarto, que é formado por seis municípios.
O coordenador da Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, secretário geral do CES/SE e coordenador das capacitações do DigiSUS, Carlos Alberto de Oliveira, enalteceu a importância do treinamento.
“É importante a capacitação para os conselheiros, pois é uma nova plataforma digital que vem substituir o SargSUS. É um momento de valorização dos conselhos municipais por parte dos gestores, por conta das exigências. Porque os gestores alimentam o sistema, mas é necessário que os conselhos deliberem. Quer dizer, os gestores precisam do aval dos conselhos de saúde. Isso demonstra o fortalecimento do controle social”, explicou Carlos Aberto que foi acompanhado do conselheiro estadual Adailton dos Santos.
Transparência
As técnicas do Centro de Informações e Decisões Estratégicas da Saúde (Cides)da Diretoria de Planejamento da SES, Josieme Moura, Magna Oliveira e Tamila Neves foram as facilitadoras da capacitação. Segundo Josieme Moura, O digiSUS é o sistema de transparência dos instrumentos de planejamento: Plano de Saúde, Programação Anual de Saúde, os relatórios quadrimestrais, o Relatório Anual de Gestão e o Sistema de Pactuação de Indicadores (Sispacto).
“Enfim, todos os documentos norteadores para o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) precisam estar no sistema de forma online. Então o DigiSUS precisa do gestor, do técnico da gestão que alimenta o sistema e do respectivo Conselho de Saúde, que vai analisar, apreciar em plenário com todos os conselheiros de Saúde e finalizar no sistema, que veio para fazer esta integração entre a gestão e o controle social para dar maior transparência à população do que é realizado com o SUS em cada território”, informou a técnica da SES.
Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Lagarto, Roberto Fontes, é de grande relevância o Conselho Estadual e a SES disponibilizarem esta capacitação. “Podemos tirar as dúvidas para poder apreciar os documentos da gestão no sistema. Isso demonstra a preocupação do CES com os conselhos municipais, nós temos total apoio”, frisou.
Com esta capacitação, já foram capacitados os representantes dos Conselhos de Saúde das Regionais de Nossa Senhora do Socorro e Aracaju. Na próxima segunda-feira, 21, será a vez da Regional de Nossa Senhora da Glória, depois acontecerá na Regional de Estância e Propriá.
FONTE: CES