Comissão de Energia Nuclear estará em SE próxima semana para avaliar nova radioterapia do Huse

postado em: Notícias | 33

A nova radioterapia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), que trará uma nova realidade para os pacientes oncológicos, está devidamente instalada e na próxima semana a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que fica no Rio de Janeiro e é responsável pela liberação do equipamento para o início dos tratamentos, virá a Sergipe para fazer a avaliação do aparelho.

 

“O novo equipamento está instalado, as equipes que vão trabalhar na nova radioterapia foi treinada e, agora, estamos na fase de autorização dos órgãos competentes. O Corpo de Bombeiros de Sergipe e a Vigilância Sanitária já visitaram a nova radioterapia e a previsão é de que a CNEN venha ao Huse na próxima semana para avaliar a estrutura e o equipamento. Estando tudo adequado, a Comissão faz a liberação para o funcionamento do aparelho e início dos tratamentos”, conta Katiúcia Bonfim, física médica que atua no setor de Radioterapia do Huse. O aparelho é um acelerador linear CX, com duas energias de fótons, usada para tratar tumores mais profundos e cinco energias de elétrons, para tumores mais superficiais

 

Ainda de acordo com Katiúcia, assim que a Comissão emitir a autorização de operação, a nova radioterapia começará a atender os pacientes gradativamente. “Após a liberação, faremos uma programação, colocaremos a nova radio para funcionar e iremos começar a atender os pacientes. A radioterapia do Huse hoje atende em média 60 pacientes por dia e com o novo equipamento duplicaremos os atendimentos e em pouco tempo será possível zerar a fila”.

 

Redução da fila

Na época em que o secretário Almeida Lima assumiu a Secretaria de Estado da Saúde (SES) havia 680 pessoas na fila à espera de tratamento radioterápico e, devido às diversas medidas tomadas pela atual gestão em benefício dos pacientes oncológicos, este número foi reduzido para menos de cem.