Combate ao Aedes: Secretaria de Estado da Saúde apresenta resultado do novo LIRAa

postado em: Notícias | 2

Por Herieta Schuster

O Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Núcleo de Endemias, esta semana informou que, diferente do que foi registrado no mês de junho, que apresentou 07 municípios em alto risco, dessa vez houve uma melhora nesse índice, apresentando apenas 03 municípios em alto risco. São eles: Itabaiana, Simão Dias e Carira. Dentre os 53 municípios sergipanos que realizaram o LIRAa, esses mesmos estiveram na classificação de alto risco no levantamento de junho.

O Levantamento também mostrou que 33 municípios apresentam resultados variados entre 1% a 3,9%, o que os leva a uma classificação de risco médio. “O índice serve de norte para que o trabalho seja intensificado nos municípios, além de ser uma ferramenta de avaliação utilizada para realizar a programação da Brigada Itinerante, que é o reforço do Estado na luta contra o mosquito”, esclarece a coordenadora do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá.

Diferente do resultado do último LIRAa apresentado em julho pela SES, houve um aumento de municípios fora da zona de alto risco. De 13, o resultado subiu para 16 municípios que apresentaram resultados abaixo de 1%, cuja classificação é de baixo risco, modificando um pouco o cenário do ultimo LIRAa. “As modificações ainda são mínimas. Os três municípios merecem os parabéns, mas peço que não se descuidem e se mantenham nessa classificação”, enalteceu Sidney Sá.

Ela também faz um alerta para que os moradores e gestores tanto da capital quanto do interior intensifiquem os cuidados com o Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. “Estamos próximo do verão, clima ideal para proliferação desse mosquito. Por isso, é necessário que todos intensifiquem os cuidados que todos já sabemos: guardar as garrafas sempre viradas para baixo, encher de areia ou terra os pratinhos de vasos de planta, descartar o lixo de forma devida, manter bem tampados baldes, tonéis, piscinas e caixas d’água. Não esqueçam de guardar pneus ao abrigo da chuva e da água”, enfatizou Sidney Sá.