Com ações educativas e de entretenimento, Caism saúda o Dia Internacional da Mulher

postado em: Notícias | 0

 Aliando cuidados com a saúde à diversão, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), realizou nesta quinta-feira, 8, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, uma programação especial para as usuárias da unidade, acompanhantes e funcionários, com palestras e ações educativas e de embelezamento. Além disso, foram disponibilizados testes rápidos de HIV, sífilis e Hepatites B e C.

 A dona de casa Cida dos Santos, por exemplo, conta que assistiu a palestra proferida pelo gerente do Programa IST/Aids, Almir Santana, que faz parte da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e aprendeu muito sobre a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). “A palestra foi muito produtiva e aprendi muita coisa que não sabia sobre algumas doenças. Agora, vou me proteger mais. Adorei o evento”, disse.

 Já a dona de casa Tânia Santana aproveitou a oportunidade para fazer os testes rápidos. “Ainda não havia feito os testes, então aproveitei para fazer e saber como está a minha saúde. Fui bem atendida, recebi orientações e vou passar tudo o que aprendi para as pessoas próximas a mim. Precisamos falar cada vez mais sobre os cuidados com a saúde. Gostei de ter participado da festa e estou me sentindo muito bem”, declara. A programação contou ainda com a distribuição de brindes e de material educativo.

 Valorização da mulher

As mulheres que estavam no Caism também tiveram uma sessão de beleza, sendo maquiadas por uma profissional convidada para participar do evento. A usuária, Ingrid Merielle, foi uma delas. “Vim fazer ultrassom e não sabia do evento. Quando cheguei e vi que estava tendo uma festa especial para as mulheres fiquei muito feliz. Ainda aproveitei para ser maquiada e sair ainda mais bonita. É bom se sentir valorizada”, afirma.

 E a coordenadora do Caism, Débora Passos, frisou a importância do evento para todos. “A Secretaria de Estado da Saúde e o Caism organizaram esta programação para abrilhantar o Dia Internacional da Mulher e cuidar ainda mais das usuárias do centro. É um dia totalmente dedicado a elas. Falamos muito sobre saúde, mas também fizemos questão de levar carinho para todas”, disse.