Central capta múltiplos órgãos e amplia o número de transplantes

postado em: Notícias, Slide | 0

A Central de Transplantes, órgão gerido pela Secretaria de Estado da Saúde, realizou no último sábado, 19, no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), a captação de múltiplos órgãos. Excetuando-se as córneas, que ficaram em Sergipe, os demais órgãos foram transplantados imediatamente. Os pacientes passam bem, segundo informou o coordenador da Central de Transplantes, Benito Fernandez.

Foram captados rins, coração, fígado e córneas de um jovem de 21 anos, morto por arma de fogo. “Um exemplo da família do rapaz que deve ser seguido. Mesmo em um momento de tanta dor quanto a de perder um ente querido, os familiares foram solidários à causa da doação de órgãos”, salientou Fernandez, informando que o coração foi para o Estado de Pernambuco, o fígado e um dos rins foram para o Ceará, e o outro rim seguiu para o Rio Grande do Sul. As córneas serão transplantadas aqui.

Fernandez explicou que o coração doado não ficou em Sergipe porque o paciente que está à espera do órgão pertence a outro grupo sanguíneo. “Lamentamos a incompatibilidade, mas os órgãos que foram para outros Estado ajudaram vidas humanas, e isso é importante”, enfatizou o coordenador, informando que a Central realizou este ano 88 transplantes de córnea e tem uma fila de espera de 198 pessoas.

Em toda a sua história, que já faz 18 anos, a Central realizou 1.706 transplantes de córneas, três de coração, 108 de rim e 15 de ossos. Em Sergipe há uma pessoa aguardando o transplante de coração, segundo Benito Fernandez, lembrando que a maior demanda é para rim. Sergipe não faz transplante de rim ou de fígado, mas os sergipanos que precisam destes órgãos estão inscritos nos Estados onde os procedimentos são realizados.

Benito Fernandes faz questão de lembrar à sociedade que a Central de Transplante realiza atividades de sensibilização das famílias, através de palestras que podem ser ministradas em igrejas, associações de moradores, empresas e escolas. “As pessoas que têm interesse nas palestras podem nos contatar através do telefone 3259-2899”, informou.