Caravana do Colégio Coronel Joaquim Barbosa de Siriri colabora com doação de sangue

postado em: Destaque 2, Notícias | 0

Esta segunda-feira, 9, foi o dia em que os estudantes do Colégio Estadual Coronel Joaquim Barbosa retornaram ao serviço de doação de sangue do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose).  A campanha com a participação de adolescentes do 1º ao 3º ano, chega em sua segunda edição com a adesão de novos voluntários, dentre eles, Paula Sibelly dos Santos Moura, David Rodrigo e Douglas Alves Santos, que  aproveitaram a caravana para realizar a primeira doação de sangue. Eles decidiram seguir o exemplo de outros colegas, que já são doadores fidelizados. “Estou doando pelo desejo de ajudar ao próximo”, destacou David.

Já para as estudantes doadoras, Glória Stefanie de Oliveira Santos e Rafaela de Melo, a ação da escola marcou o retorno ao Hemocentro. “Desde a primeira doação que senti muita alegria e satisfação em poder doar, pois sei que através do meu sangue poderei salvar vidas”, disse Glória. “Pelo menos duas vezes ao ano eu vou venho doar”, complementou Melo.

De acordo com a gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas, as atividades organizadas pelas instituições de ensino além de colaborar com o serviço, representa uma forma de despertar o exercício de cidadania. “Ao conhecer o serviço esses adolescentes passam a ter um novo olhar sobre a doação desfazendo os mitos para que assim sejam futuros doadores frequentes de todos os grupos sanguíneos, O, A, B e Ab positivo e negativo”, destacou.

 

Serviço

 

Para ser um doador de sangue é preciso estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, ter mais de 50 quilos, comparecer ao serviço bem alimentado e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal. O documento está disponível para download no site: www.hemose.se.gov.br. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.