Campanha ‘Marcos Liberal’ retorna ao Hemose para doação de sangue

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) recebeu o grupo fidelizado ‘Marcos Liberal’ de Estância. A ação solidária na terça-feira, 14, mobiliza cidadãos para doação de sangue desde 2016, sempre com o foco de ajudar ao próximo.

A coordenadora da campanha, radialista Karina Liberal, destacou que sempre quis doar sangue. “Uma série de pensamentos arcaicos me impediam, resolvi juntar umas amigas e ir doar, uma incentivando a outra, e depois disso meio que vi nisso uma missão e aí já se vão cinco anos”, contou.

Esse estímulo da doação em grupo trouxe ao Hemocentro os voluntários Alyson Gabriel e Emily Guilherme dos Santos. “Uma amiga que já participa da campanha me chamou e decidir vim ajudar”, disse Emily.

Para  Any Carolaine Santana Silva em cada doação o sentimento de gratidão se renova. “Eu tive o desejo de doar sangue aos 14 anos. Quando completei 16 anos, comecei a doar, para ajudar independente de ser alguém da minha família”, disse ao refletir. “É para alguma familia”.

Rede hospitalar

De acordo com a gerente de Coleta, enfermeira Florita Aquino, o sangue coletado no hemocentro atende a demanda transfusional da rede hospitalar. “Todos os dias o setor de Produção e Dispensação de Sangue precisa liberar plaquetas e hemácias para realização das transfusões em pacientes em tratamento de câncer, leucemias, cirurgias de grande porte  e traumas”, detalhou.

Serviço

Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50 quilos, e comparecer ao serviço bem alimentado. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, mais informações através dos telefones: (79) 3225-8039 e 3259-3174.

Publicado: 15 de setembro de 2021, 16:25 | Atualizado: 15 de setembro de 2021, 16:25