Campanha de Vacinação contra Influenza encerra amanhã com 50 municípios ainda abaixo da meta

Por Luiza Sampaio

VACINA (2)Nesta sexta-feira, 20, será encerrada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que acontece em todo o país desde o dia 30 de abril. Em Sergipe, 48 cidades ainda não atingiram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) de imunizar 80% da população pertencente ao grupo prioritário: crianças com idade entre seis meses e cinco anos, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e pessoas doenças crônicas.

Deste quantitativo, oito municípios estão muito abaixo da média instituída. “São Francisco (27,98%), Nossa Senhora das Dores (47,93%), Salgado (51,65%), Monte Alegre (52,49%), Carmópolis (53,87%), Gararu (56,2%), Santo Amaro das Brotas (56,91%) e Carira (58,26%), são as regiões mais preocupantes, que estão com cobertura inferior a 60%”, alerta a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sândala Teles.

As outras 40 cidades dessa lista imunizaram entre 60% e 80% do grupo prioritário. Os casos mais preocupantes são os dos municípios de Estância (60,18%), Canhoba (61,38%), Tomar do Geru (61,44%), Itabaiana (61,54%), Nossa Senhora do Socorro (61,86%) e Brejo Grande (61,89%), que estão muito abaixo da porcentagem esperada. Outro caso que chama atenção é a capital Aracaju, que, mesmo com a maior população do estado, está com apenas 63,47% de cobertura.

vacina - imunização (2)“As prefeituras devem continuar a busca ativa e as ações de incentivo para que a população se vacine. São 350 unidades básicas de saúde espalhadas pelo estado com capacidade para vacinação”, ressalta. Até agora, apenas 27 municípios sergipanos superaram a meta estabelecida, com destaque para Telha (101,77%), General Maynard (97,88%), Amparo do São Francisco (97,7%), Riachuelo (97,55%) e Cumbe (92,67%).

No total, o estado vacinou 70% da população prioritária nesses 20 dias de Campanha, aplicando 327 mil doses da vacina contra Influenza. “Quem receber a vacina está protegido, por isso a importância das prefeituras buscarem a população, seja nas sedes ou povoados. A equipe da SES está empenhada para ajudar e melhorar os índices do estado”, garante.

É importante lembrar que as únicas contra indicações da vacina são febre e alergia severa a ovo. No primeiro caso, é necessário aguardar que o sintoma passe. Além da vacinação, outras medidas podem ser tomadas para evitar a doença, como lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel, especialmente depois de tossir ou espirrar; não compartilhar alimentos, copos, toalhas ou objetos de uso pessoal; e cobrir o nariz e boca com lenço descartável.

Publicado: 19 de maio de 2016, 19:55 | Atualizado: 19 de maio de 2016, 19:55