Brigada Itinerante: programação do mês de abril se inicia em General Maynard

postado em: Destaque 2, Notícias | 0

Por Ítalo Duarte

aedes_BRIGADA_dengue_zikaO município de General Maynard, a 45 km da capital Aracaju, foi o primeiro a receber a Brigada Itinerante da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Fundação Estadual de Saúde (Funesa) dentro da programação do mês de abril. A força-tarefa no combate ao Aedes aegypti ocorreu nesta sexta-feira, 1.

A novidade ficou por conta da integração de mais dez agentes de endemias à Brigada, que já iniciaram junto com o grupo, agora com 94 agentes, nesta sexta. A capacitação da nova turma aconteceu na última terça e quarta-feira, dias 29 e 30 de março.

A agente de endemias Wilka Ferreira Rodrigues, que compõe a nova turma, já trabalhou durante dois anos na Brigada em vários municípios e agora foi convocada mais uma vez.

“Com experiência, gosto de passar o que já sei para os novos colegas, ajudando ainda mais no reforço diário do trabalho do grupo”, afirmou.

Em General Maynard, eles trabalharam com a fiscalização de possíveis criadouros e eliminação de focos do mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. Os agentes também fizeram o trabalho de orientação aos moradores sobre o combate ao Aedes aegypti.

Só este ano, a Brigada Itinerante já visitou 33 municípios em todas as regiões do Estado. Em março, as cidades que receberam a força-tarefa foram Indiaroba, Malhador, Arauá, Poço Redondo, Itaporanga D’Ajuda, Salgado, Maruim, Laranjeiras, Frei Paulo e Tobias Barreto.

Já este mês, os municípios na agenda da Brigada são, além de General Maynard, Cristinápolis, Nossa Senhora das Dores, Moita Bonita, Japoatã, Pedrinhas, Riachuelo, Santana do São Francisco, São Cristóvão, Umbaúba, Boquim, Estância e São Miguel do Aleixo.