Ano novo: Samu 192 Sergipe e Vigilância Sanitária executam estratégia estabelecida pelo Plano de Contingência

postado em: Destaque 2, Notícias | 0

Por Morgana Barbosa

A Central de Regulação de Urgência, através do Samu 192 Sergipe, e a Vigilância Sanitária Estadual (Divisa), estão prontos para garantir assistência à população durante o Réveillon. As ações obedecem às diretrizes estabelecidas no Plano de Contingência, elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Fundação Hospitalar de (FHS), para as Operações de Final de Ano.

“Estamos com as escalas fechadas e as viaturas em conformidade com o Plano para atender de forma satisfatória as demandas. O Serviço está integrado a toda Rede de Urgência para otimizar o fluxo de atendimentos ”, ressaltou a superintendente do Serviço de atendimento Móvel de Urgência, Maria Lúcia Santos. A operação envolve todas as unidades hospitalares da Rede Pública Estadual (SES/FHS), Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Samu 192 Sergipe, além de órgãos e instituições parceiras.

A superintendente do Samu informa que na Barra dos Coqueiros, onde ocorrerá evento para celebrar a virada do ano, será montado um Posto Médico Avançado, que contará com uma Unidade de Suporte Avançado (USA), uma Unidade de Suporte Básico (USB), além da equipe de profissionais. ”Toda a logística está organizada para realizar os atendimentos que se forem necessários”, assegurou.

Os demais eventos que solicitaram o apoio da Central de Regulação de Urgência terão canal prioritário para o atendimento. Também integram o planejamento a cobertura assistencial e atenção as urgências para todo o Estado. “Vale ressaltar que as escalas estão protocoladas no Ministério Público Estadual. Essa é uma forma de, com transparência, garantir maior segurança para a população e também para as equipes”, destacou.

Assim como o Samu 192 Sergipe, a Vigilância Sanitária Estadual está preparada para atender as demandas. “Toda a equipe está orientada para prestar o apoio necessário aos Municípios, especialmente aos que realizarão eventos nesse período. A Vigilância quer garantir a segurança dos sergipanos conforme estabelece o Plano de Contingência”, declarou o gerente estadual de Vigilância em Saúde Ambiental, Alexandro Bueno.