Agentes de endemias do Estado cobrem três regiões essa semana

postado em: Destaque 3, Notícias | 29

Por Ítalo Duarte

 

A guerra contra o mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus continua cada vez mais intensa. O objetivo do Governo de Sergipe é dar cobertura a todo Estado. E a agenda desta semana da Brigada Itinerante, gerenciada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), prova isso.

 

Os agentes de endemias percorrem desde ontem, dia 11, o município de Japoatã, a 69km da capital e localizado no Baixo Francisco, ao norte de Sergipe. E nesta quarta e quinta-feira, dias 13 e 14, eles se deslocam para Pedrinhas, já na região sul do Estado. Na sexta, 15, é a vez de Riachuelo, município do Baixo Cotinguiba.

 

Só este mês, a Brigada Itinerante já visitou cinco municípios. A previsão é que até 29 de abril mais oito municípios recebam a força-tarefa de combate ao Aedes aegypti, que tem conseguindo atingir números expressivos só este ano.

 

Foram 51.943 imóveis trabalhados em todo o Estado. A partir dessas visitas, que ocorreram em mais de 30 municípios, os agentes de endemias da Funesa conseguiram tratar 9.174 criadouros e eliminar 53.493 deles.

 

Liliane Trindade, coordenadora de Promoção e Prevenção à Saúde da Funesa, disse que o objetivo é passar por todos os municípios do Estado. No entanto a agenda é traçada pela SES conforme o índice de infestação. “Preferencialmente os municípios que apresentam médio e alto índice. Atualmente, a equipe é formada por 94 agentes de endemias e mais dois supervisores de campo. Mas esse número em breve chegará a cem agentes”, informou.