Adolescentes de Lagarto participam da campanha ‘Salvar vidas não custa nada’

postado em: Destaque 2, Notícias | 0
A cada ação destinada à doação de sangue aumenta a participação de adolescentes na faixa etária de 16 a 18 anos. O grupo fidelizado ‘Salvar vidas não custa nada’, do município de Lagarto, estimulou a adesão de estudantes do Colégio José Augusto Vieira ao serviço no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), durante iniciativa social promovida na terça-feira, 30.
Para Zilda Lima, coordenadora da campanha fidelizada ao hemocentro há pouco mais de dois anos, é motivo de satisfação perceber a disposição do público. “Quando programamos para irmos ao Hemose, mobilizamos os voluntários do grupo e buscamos outros públicos. Na semana anterior ao agendamento, visitei a escola falando sobre o serviço e, para minha alegria, muitos estudantes manifestaram interesse e hoje tivemos mais de dez participantes novatos”, contou ela.
 Uma das novas adesões foi de Charlotte Atamba Ribeiro Felipe, 17 anos. Por conta da idade, a adolescente precisou da autorização dos pais para efetivar sua doação. “Gostei, foi tranquilo. Irei retornar outras vezes”, comentou. Doador efetivado, Jadson de Oliveira Santos, também colaborou. “Sei que é importante e venho para ajudar”, ressaltou.
Conforme a assistente social, Rozeli Dantas, o Serviço de Captação do Hemocentro de Sergipe trabalha buscando estimular a doação entre a população.  Ela ressaltou que as pessoas interessadas em conhecer o serviço, agendar campanhas, palestras ou visitas técnica, deve ligar para os telefones: (79) 2335-8039 e 3259-3174. “O trabalho que desenvolvemos na Captação busca justamente, isso, fidelizar e incentivar a doação de sangue e o cadastro de medula óssea”, destacou.
 Serviço
 Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, com idade entre 16 a 69 anos e peso acima de 50 quilos. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original, com foto, válido em todo território nacional. O Hemose funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas.