Ações de IST/AIDS estiveram  presentes durante o fim de semana

postado em: Notícias | 19

 

Por Júnior Matos

Fotos: Programa Estadual de IST/Aids

 

As ações do Programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ITS/Aids), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), estiveram presentes durante todo o fim de semana na capital e no interior. Foram realizadas atividades de prevenção, além da entrega de preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante.

 

Na sexta-feira, 17, a Unidade Móvel “Fique Sabendo” ficou estacionada na praça Fausto Cardoso, Centro de Aracaju. Foram realizados testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Além do público presente na praça, profissionais do sexo também foram abordadas.

 

“Foram 38 atendimentos e 152 exames para as quatro patologias. Todos os exames deram negativo”, afirmou o gerente do programa Estadual de IST’s/AIDS, Almir Santana.

 

Bloco da Prevenção em Siriri

 

Já no domingo, 19, o clima de alegria, de descontração e de prevenção tomou conta do município de Siriri. O ‘Bloco da Prevenção’ percorreu ruas e avenidas da cidade levando informação, conscientizando sobre a importância do uso do preservativo. O bloco contou com a participação do ‘Camisildo’, carro em forma de camisinha.

 

“Durante o desfile, levamos a Unidade Móvel “Fique Sabendo” para a feira do município. Na ocasião, foram realizados 23 atendimentos e 46  testes rápidos para HIV e sífilis, com um caso reagente para sífilis”, contabilizou Almir Santana.

 

Ainda de acordo com o médico, “a pessoa apresentou quadro reagente para sífilis foi orientada e encaminhada a uma Unidade Básica de Saúde para a realização de um novo exame. Caso confirme ser positivo, ela será encaminhada ao tratamento o quanto antes”.

 

Programação Campanha Carnaval

 

Dia 21: às 13h – Bloco da Saúde em Itabaiana

Dia 22: às 11h – Bloco da Prevenção em Cedro de São João; às 15h – Carnaval da Prevenção  na Maternidade Nossa de Lourdes

Dia 23: às 14h – Bloco da Prevenção em Santo Amaro

Dia 24: Bloco da Prevenção em Propriá, Arrastão da Prevenção na Passarela do Caranguejo às 19h30

Dia 25: às 16h – apoio ao Bloco Nega Maluca do Bugio

Dia 26: às 9h – Bloco da Prevenção com a Banda Zé Pereira, em Neópolis; 17h – Bloco da Prevenção em São Cristóvão

Dia 27: às 14h – Bloco da Prevenção em Pirambu.

Dia 27: às 8h – Campanha de Prevenção no Terminal Rodoviário Interestadual