Saúde firma nova parceria com o Hospital do Coração de São Paulo para desenvolvimento de projetos

postado em: Notícias | 29

Por Luiza Sampaio
Fotos: Acácia Mérici

O secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, assinou nesta quarta-feira, 08, um Termo de Compromisso com o Hospital do Coração de São Paulo (Hcor). O documento firma a parceria entre o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Fundação Hospitalar (FHS) e a instituição paulista para a implantação de dois novos projetos: um direcionado ao Desenvolvimento dos Sistemas Regionais e o outro à criação de um Plano Diretor de Hospitais. Ambos serão executados através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (Proadi), do Ministério da Saúde (MS).

De acordo com a coordenadora do Núcleo Estadual Educação Permanente e Educação Popular em Saúde (NEEPPS), Lavínia Aragão, as tratativas para a implantação destes dois projetos ocorrem desde o ano passado.

“Hoje, discutimos um cronograma de execução deles, já que a proposta é que sejam desenvolvidos ao longo do ano de 2017. Também vamos aproveitar a oportunidade para apresentá-los aos novos gestores municipais de saúde no Seminário de Acolhimento que será realizado nesta quinta-feira, 09, no Quality Hotel, pois eles serão importantes parceiros nessas ações”, informa.

No primeiro projeto, será trabalhado o fortalecimento do desenvolvimento dos sistemas regionais de saúde, processo chamado de educação/ação, executado em seis meses. O objetivo é desenvolver capacidades de planejamento e gestão, desenvolvendo planos de intervenção e melhorias para o desempenho do Sistema único de Saúde (SUS), através da sua integração da Rede. “A aposta é fazer com que o conceito e a operação da regionalização aparecem na forma de melhoria para os pacientes e fortalecimento da assistência”, resume o médico do Hcor, Armando De Negri.

A segunda ação apóia a elaboração de um Plano Diretor de Hospitais que organize e projete a rede estadual e regional pensando a longo prazo.

“Trata-se de um projeto que oriente pelos próximos 25 anos as diretrizes de expansão, qualificação e integração da rede hospitalar, dado o impacto que tem ela tem no atendimento das urgências, na atenção especializada, tanto ambulatorial quanto em regime de internação, e as consequências dessa organização nas outras modalidades de internação hospitalar, como, por exemplo, estruturas de longa permanência, cuidado domiciliar, entre outras”, explica.

O secretário Almeida Lima aposta na parceria para o fortalecimento da Rede. “Os projetos resultarão em um melhor planejamento, principalmente com a elaboração desse Plano Diretor para ser desenvolvido nas instituições hospitalares. Eles poderão desenvolver a tarefa do dia a dia de forma planejada. Teremos a partir de março um grupo de gestores desta área aqui na SES participando desses encontros e que visam o aprendizado para o melhor gerenciamento da Rede Hospitalar”, avalia.

Atualizado há

29 Responses

1. Nike Air Max

awggputvd,If you are going for best contents like I do, just go to see this web page daily because it offers quality contents, thanks!

2. Cheap Jerseys

zbhgry,Thanks a lot for providing us with this recipe of Cranberry Brisket. I’ve been wanting to make this for a long time but I couldn’t find the right recipe. Thanks to your help here, I can now make this dish easily.

3. Yeezy 350

cfqwzarqg Yeezy Boost,This website truly has alll of the information and facts I wanted about this subject and didn?t know who to ask.

4. Nike Outlet store

“The economy has been going down since November last year, but in the past two weeks, there have been signs that the situation is stabilizing, which is a comforting thing in itself,” O’Neill added.

5. Pandora

“You can’t describe how bad it was,” he recalled. “People were screaming. I was with my children. I couldn’t tell whether they were all right, it was dark.”

6. Yeezys

As history shows us, many times in war you do not always get to chose from the most optimal of solutions.