Projeto “Educação em Serviço” amplia conhecimentos de profissionais de Farmácia no Huse

Por Júnior Matos

Farmácia Educação em Serviço HUSEGarantir uma assistência cada vez mais qualificada e ainda proporcionar melhorias no controle, dispensação e dosagem de medicamentos. Essa é a finalidade do projeto “Educação em Serviço”, desenvolvido pelos profissionais da área de farmácia (farmacêuticos e técnicos em farmácia) do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). A ação consiste em realizar capacitações de curta duração que discutem condutas, iniciativas e os avanços desenvolvidos na unidade.

“As atividades in-loco contemplam todas as áreas do Huse. A atualização de conhecimentos específicos tem como objetivo a melhoria das condutas adotadas e a estimulação ao uso racional de medicamento, visando, sempre, a segurança do paciente e um maior controle de estoque, evitando o desperdício”, destaca a farmacêutica Helena Lima, que é a responsável por ministrar as palestras.

Ainda de acordo a profissional, o ciclo de capacitações acontece sempre em dois momentos. “No primeiro, englobamos as atividades gerais da atenção farmacêutica, como recebimento, armazenamento, controle de estoque e dispensação dos medicamentos. Já o segundo momento é voltado para o perfil das farmácias de cada unidade assistencial. Com essa medida, visamos garantir o atendimento cada vez mais qualificado e individualizado aos pacientes”, complementa Helena Lima.

Para o assistente de farmácia, Vaubede dos Santos, as capacitações já mostram resultados positivos. “Além de ter profissionais cada vez mais capacitados, com as palestras do projeto conseguimos identificar as necessidades de cada paciente. O processo de estocagem dos medicamentos também melhorou, pois, estamos cada vez mais reflexivos sobre as condutas de manipulação de cada medicamento e a temperatura ideal para o armazenamento até o momento da dispensação”, declarou.

Publicado: 26 de fevereiro de 2016, 13:13 | Atualizado: 26 de fevereiro de 2016, 13:13