Vigilância Sanitária Estadual fortalece o diálogo com o município de Aracaju

Por Herieta Schuster

Edição: Acácia Mérici

Fotos: Herieta Schuster

Na manhã desta terça-feira, 31, a equipe Vigilância Sanitária Estadual (Divisa) recebeu a nova coordenadora de Vigilância Sanitária (Visa) do município de Aracaju, Graça Barros. Foram discutidas as pactuações e instrumentos de planejamento e de fortalecimento dos serviços do Estado e dos Municípios. Na ocasião, foram apresentadas as estruturas legais, administrativas, físicas, operacionais e de recursos materiais da Divisa.

Segundo diretor da Vigilância Sanitária Estadual, Antônio de Pádua Pombo, Aracaju corresponde por mais de 70% dos serviços regulados pelo órgão. “É muito importante que Aracaju esteja bem alinhada com nosso trabalho. Isso vai contribuir e impactar nas ações para que o sistema funcione e dê respostas às necessidades dos consumidores”, enfatizou Pádua.

Durante a reunião, a nova coordenadora de Visa/Aracaju conheceu a estrutura e como funciona toda máquina administrativa da Divisa, órgão gerido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“É de fundamental importância essa aliança entre as vigilâncias. Logo que assumimos, o primeiro pensamento foi conversar com Pádua para trocar as experiências vastas do setor. É importante contar com uma equipe para unir e tratar essas ideias para que as ações tenham resultados exitosos”, relata Graça

Ainda de acordo com Antônio de Pádua, uma das prioridades relatadas na reunião desta manhã foi a união de forças para manter a segurança do paciente. “Estamos estudando a implantação de uma Coordenação Municipal de Controle de Infecções e Segurança do Paciente, para tratar dos direitos dos usuários, garantindo o cuidado e a assistência nos hospitais públicos e privados. Hoje, a Divisa já possui uma Coordenação nesse sentindo, mas queremos fortalecer todas as ações com a soma dos esforços no âmbito municipal”, disse o diretor.

Durante toda semana, a Divisa receberá a visita de gestores da Vigilância Sanitária de outros municípios, com o intuito de orientar os gestores das novas administrações como funciona o órgão e os deixar cientes das responsabilidades que estão assumindo, bem como as pactuações já estabelecidas.

Publicado: 31 de janeiro de 2017, 17:44 | Atualizado: 31 de janeiro de 2017, 17:44