Fim de semana movimentado nos Hospitais Regionais: juntos, somaram 2.809 atendimentos

Por Morgana Barbosa e Eugênio Santana

Fotos: Arquivo SES/FHS

As unidades da Rede Estadual de Urgência e Emergência garantem assistência hospitalar aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe. Juntos, os Hospitais Regionais de Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora do Socorro, Propriá e Estância somaram 2.809 atendimentos durante o último final de semana, de 27 a 29 de janeiro.

No Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória, foram 380 atendimentos totais. Dentre eles, foram 316 atendimentos na Clínica Médica, 42 na Pediatria, além de 16 na sala de procedimentos, seis avaliações obstétricas, um parto, cinco avaliações (seguidas de liberação) e dois internamentos.

A unidade atua de forma estratégica na Região do Alto Sertão sergipano, contribuindo com a descentralização da assistência na Rede Hospitalar Estadual de Saúde. “O trabalho é realizado de forma integrada com os demais Hospitais da Rede”, destacou a gerente das unidades de internação do Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória, Fabrine Almeida.

Em Estância, o Hospital Regional Dr. Jessé de Andrade Fontes somou 454 atendimentos no último final de semana. Nesse período, foram registrados 16 internamentos, 11 transferências e 400 altas médicas, o que comprova o trabalho resolutivo desenvolvido na unidade.

“Dos atendimentos realizados, 243 foram na Clínica Médica, 69 na Pediatria e 102 atendimentos cirúrgicos, com a realização seis cirurgias de médio porte”, acrescentou a superintendente do HR de Estância, Luciana Carvalho.

Já no município de Propriá, 730 pacientes foram atendidos no Hospital Regional São Vicente de Paula durante o final de semana, sendo 364 na Clínica Médica, 117 na Clínica Pediátrica, 90 na Clínica Ortopédica, 85 na Clínica Cirúrgica e 44 na Clínica Ginecológica. Também foram realizados seis partos e 10 Internamentos Clínicos. Entre as cirurgias ocorridas na unidade estão quatro de Urgência, duas cirurgias ortopédicas e oito cirurgias eletivas.

Socorro, Lagarto e Itabaiana

O Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro funciona como importante retaguarda para o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). Entre os dias 27 e 29, a unidade recebeu 834 pessoas que buscaram assistência. Foram realizados 618 atendimentos na Clínica Médica, 133 na Pediatria e 63 na Obstetrícia.

“Nossa maternidade realizou, nesse período, 18 partos e três curetagens. Dos pacientes atendidos no Pronto Socorro, 12 ficaram internados e os demais foram liberados para casa, após receber atendimento médico adequado”, ressaltou Íris Pinto, coordenadora administrativa da unidade.

O Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro proporciona cobertura assistencial aos usuários do SUS de 13 municípios da região (Socorro, Carmópolis, Capela, Cumbe, General Maynard, Japaratuba, Maruim, Muribeca, Nossa Senhora das Dores, Pirambu, Rosário do Catete, Santo Amaro das Brotas e Siriri), além de demanda espontânea de outros estados e municípios, incluindo Aracaju.

No município de Lagarto, o Hospital Regional acolheu a 411 pacientes, nesse mesmo período. Entre as causas das ocorrências estiveram 24 acidentes de motos, 20 quedas, três picadas de animais, dois por intoxicação e outros.

Em Itabaiana não foi diferente no fim de semana. O Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho realizou 550 atendimentos. Desses, 540 pacientes receberam alta em menos de 24 horas, registrando 98,3% de sua resolutividade.

Na unidade hospitalar de Itabaiana, entre a sexta-feira e o domingo, foram 327 acolhimentos, com 323 altas médicas; 72 casos de ortopedia, com 71 altas médicas; 66 suturas, com 61 altas médicas; 45 observações pediátricas, com 45 altas médicas, e 40 consultas em ambulatório, com 40 altas médicas.

A soma dos acolhimentos, observações pediátricas e consultas em ambulatório nesse período alcançou o número de 412 pacientes em busca de atendimento ambulatorial, o que significa 75% do número total de pacientes atendidos no último final de semana no Hospital Regional de Itabaiana.

Publicado: 30 de janeiro de 2017, 18:28 | Atualizado: 30 de janeiro de 2017, 18:28