Sergipe realiza Fiscalização Preventiva Integrada voltada à Bacia do São Francisco

postado em: Notícias | 6

Por Morgana Barbosa com informações do MPF/SE

Preservar os recursos naturais na Bacia do São Francisco e garantir a qualidade de vida da população ribeirinha são alguns dos objetivos da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que passou a ser realizada em Sergipe desde a última segunda-feira (21). As ações envolverão 12 equipes que atuarão durante duas semanas. Além de 10 cidades sergipanas, a iniciativa também ocorrerá no sertão da Bahia e de Alagoas.

A articulação conta com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde, através da Diretoria Estadual de Vigilância Sanitária (DIVISA/SES), que esteve representada no último domingo (20) durante reunião de planejamento no município de Canindé de São Francisco.

O programa ocorre em caráter educativo, preventivo, fiscalizatório e, em alguns casos, punitivos.  A partir do diagnóstico dos danos ambientais serão adotadas, também, medidas de responsabilização dos agentes causadores.

“Entre as medidas adotadas poderão estar a aplicação de multas, além daquelas que garantem a regularização dos problemas detectados, instalação de projetos que obedeçam o conceito de desenvolvimento sustentável e o incentivo a cidadania ambiental na Bacia do São Francisco”, revelou o gestor da Diretoria Estadual de Vigilância Sanitária, Antônio de Pádua Pombo.

Ainda de acordo com o gestor, as ações da FPI contemplam a recuperação dos danos ambientais identificados durante as fiscalizações e previne a ocorrência de novas formas de degradação. Já as estratégias relacionadas à educação ambiental, voltadas à formação de agentes multiplicadores, promovem orientação e educação, através de ações integradas.

“Durante duas semanas, serão realizadas ações direcionadas a segmentos como: saneamento, água, resíduos sólidos, gestão ambiental municipal, abate irregular/ clandestino,  além das áreas rurais e florestais, ou propriedades que exerçam comercialização de agrotóxicos, atividades industriais, mineradoras, indústrias cerâmicas e áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal”, destacou Antônio de Pádua Pombo.

A fiscalização também promoverá ações em casos de identificação de tráfico de animais silvestres, desmatamento e transportes de produtos florestais. As áreas de barramentos, piscicultura, perímetro irrigado, caça e pesca predatória, estão entre os segmentos alvos do programa.

Ao todo, 32 órgãos compõem a FPI entre eles estão o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual  e as secretarias Estaduais de Segurança Pública, Saúde, Agricultura e Meio Ambiente. Também atuam como instituições parceiras a ADEMA, IBAMA, DNPM, CREA-SE, ADAB, FUNASA, EMDAGRO, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ambiental, CIPE-Caatinga, além da DIVISA-SE.

No último dia da FPI Sergipe, haverá uma audiência pública para divulgar as ações e resultados da operação. A reunião será no Auditório do Campus Sertão da Universidade Federal de Sergipe em Nossa Senhora da Glória, a partir das 9h.

Rio São Francisco

O Rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e um dos maiores da América do Sul. É um manancial que passa por cinco estados e 521 municípios, tendo sua nascente geográfica localizada na cidade de Medeiros, e sua nascente histórica na Serra da Canastra, em São Roque de Minas, ambas cidades situadas no Centro-Oeste de Minas Gerais. Seu percurso atravessa o estado da Bahia, passa por Sergipe, segue por Alagoas e termina na divisa ao norte de Pernambuco, onde desagua no Oceano Atlântico.

Atualizado há

6 Responses

1. minecraft download for free

Hey! I understand this is somewhat off-topic but I had to ask.
    Does operating a well-established blog like
    yours require a massive amount work? I’m completely new
    to blogging but I do write in my diary everyday. I’d like to start a blog so I can easily
    share my personal experience and thoughts online. Please let me know
    if you have any kind of recommendations or tips for brand new
    aspiring bloggers. Appreciate it!

2. g

What’s Going down i am new to this, I stumbled upon this I have discovered It positively useful and
    it has helped me out loads. I am hoping to give a contribution & aid different users like its
    helped me. Good job.

3. tinyurl.com

Fantastic items from you, man. I’ve have in mind your stuff previous to and you’re simply too great.
    I really like what you have bought here,
    certainly like what you’re stating and the way in which by which you are saying it.
    You make it enjoyable and you still care for to stay it smart.

I cant wait to learn much more from you. That is really a terrific website.