Maternidade Nossa Senhora de Lourdes atendeu 306 usuárias do SUS na última semana

Por Morgana Barbosa

 

Entre os dias 17 e 23 de outubro, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) realizou 306 atendimentos às usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Desse total, 147 foram admitidas e 159 foram avaliadas (destas, 12 foram transferidas). A unidade, gerida pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), é referência na assistência materna e neonatal de alto risco.

 

“Ainda recebemos muitas pacientes com gestação de baixo risco, que deveriam ser atendidas por outras unidades de saúde, visto que a Nossa Senhora de Lourdes é referência para as gestantes de alto risco (apresentando hipertensão materna e trabalho de parto prematuro), esclarece Lourivânia Prado, gerente do Pronto Socorro da MNSL.

 

De acordo com a gerente, “a ’Lourdinha’ funciona em sistema porta aberta, garantindo a assistência e orientação necessárias às usuárias do SUS, obedecendo o sistema de classificação de risco da unidade”.

 

Na última semana,  o Centro Cirúrgico da Nossa Senhora de Lourdes registrou o total de 117 procedimentos, entre eles estiveram 101 partos, sendo 53 partos  normais e 48 cesarianas.

 

Isleane Santana Fernandes, 23, é oriunda do município de Tobias Barreto. Por apresentar quadro de hipertensão, foi encaminhada à unidade para atendimento especializado. O seu filho Joaquim Miguel nasceu na madrugada da sexta-feira, 21.

 

“A equipe é muito capacitada e atende muito bem. Fui muito bem recebida e é possível notar que os profissionais se esforçam bastante para atender as nossas expectativas”, avalia Isleane.

 

A paciente revela ainda que essa não é a primeira vez que busca o atendimento na unidade. “Meus dois filhos nasceram aqui e a avaliação continua sendo a mesma. Entre as maternidades da rede pública, essa é a melhor do estado”, reforça.

 

Joselita Carvalho, 42, é do município de Lagarto e comemora a chegada do primeiro neto. “Para mim foi a maior alegria. Não me separei da minha filha um segundo sequer. Acompanhei e participei do parto, que foi um sucesso. Realizei meu sonho”, comemorou.

 

A acompanhante sentiu na pele os reflexos do atendimento humanizado praticado na unidade. “Estou surpresa com o atendimento. A direção cuida com muito carinho das pacientes e dos bebês”, acrescentou a vovó.

 

A ‘Lourdinha’, que também é referência no atendimento à pessoa em situação de violência sexual,  registrou, na última semana, o total de dois atendimentos. Entre as pacientes assistidas pela unidade esteve uma menor de idade oriunda do município de Carira. A outra paciente tem 20 anos e é originária do município de São Cristóvão.

 

 

Publicado: 25 de outubro de 2016, 13:01 | Atualizado: 25 de outubro de 2016, 13:01