Huse: 83% dos atendimentos da semana foram de baixa complexidade

Por Júnior Matos

HuseO Sistema Integrado de Informatização de Ambiente Hospitalar (Hospub) do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) apontou que na semana passada (de 5 a 11 de setembro) a unidade realizou 2.302 atendimentos. Destes, 1909 foram considerados de baixa complexidade, o que representou 83% dos atendimentos.

Foram 517 pacientes na área Azul Poltrona, 392 no setor de Sutura e 331 na Ortopedia.

O Huse é a referência estadual para o atendimento de média e alta complexidade de urgência, emergência e trauma. Porém, por se tratar da maior unidade hospitalar do Estado, ainda atende pacientes que deveriam estar nas Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e nos postos de saúde.

“Muitos pacientes chegaram por demanda espontânea, sem apresentar qualquer tipo de complexidade ou sem ser referenciado por outra unidade hospitalar. Muitos nos procuraram por não ter encontrado assistência nas UPAS. Esse fator que gerou superlotação da unidade”, revela o coordenador do Pronto Socorro do Huse, Vínicius Vilela.

MACAS - Huse - Foto Ricardo PinhoO paciente Antônio Miguel Santos, 28, procurou assistência no Huse após sentir dores na barriga. “Antes de vir ao Huse procurei atendimento no posto de saúde do bairro América, onde moro. Não tinham médicos e medicamentos. Aqui no Huse, fui atendido, fiz exames e já recebi alta médica”, falou.

Outra paciente que procurou assistência no Huse foi Rosângela Lima. “ Estava com muitas dores nas costas. Então resolvi vir ao Huse. Aqui, tive um bom atendimento, fiz exames e recebi medicação. Agora, não sinto mais dores”, declarou a paciente.

Foram atendidas 31 pessoas no ambulatório de Oncologia, 7 no ambulatório de nutrição, 258 ambulatório de retorno, 72 no de otorrinolaringologia, 61 no de oftalmologia, 392 na Unidade Pediátrica, entre outros.

O Huse também recebeu 25 vítimas de acidentes de carro, 112 por acidentes com motos, 8 por  agressões física, 58 com dores abdominais, 57 com dores de cabeça, 27 de dor de coluna, entre outros.

Huse - Foto RICARDO PINHO (4)Visita

A secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça, esteve na manhã desta segunda-feira, 12, no Huse para acompanhar de perto os trabalhos da unidade. A gestora percorreu diversos setores como as áreas Azul, Vermelha, Centro Cirúrgico e UTI.

“Verificamos o andamento das ações no eixo Azul onde foi apontada a superlotação por receber muitos pacientes de baixa complexidade. Naquele setor, temos a capacidade física para atender 59 pacientes. Mas, no último sábado, atendemos cerca de 110. Essa ação é causada pelo fechamento dos postos saúde e das Upas. É preciso que as autoridades municipais reforcem o canal de diálogo com os profissionais regularizem a situação de forma imediata. Só assim será possível desafogar o Huse”, destacou a secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça.

Atualizado há

16 Responses

1. NFL Jerseys

twyklc,We have a team of experts who could get you the correct settings for Bellsouth net email login through which, you can easily configure your email account with MS Outlook.

2. Yeezys

akczcje,Very informative useful, infect very precise and to the point. I’m a student a Business Education and surfing things on Google and found your website and found it very informative.

3. Cheap NFL Jerseys

snwiqeitzv,Definitely believe that which you said. Your favourite justification appeared to be on the net the simplest thing to remember of.

4. Yeezy

ddzbmfr Yeezy Boost,Hi there, just wanted to say, I liked this article. It was helpful. Keep on posting!

5. Steelers Jerseys Cheap

uqvtnoqljh,A fascinating discussion is definitely worth comment. I do think that you ought to publish more on this topic, it may not be a taboo bkfgvmjxwe,subject but generally folks don’t talk about such subjects. To the next! All the best!!

6. Nike Air Vapormax Plus

This is not a crazy idea in my opinion. We may enter the end of the ten-year bull market, we The volatility seen in the past six months is very different from the past 10 years.” Earlier this week,

7. Yeezy Boost 700

Jim O’Neill, the father of BRIC and former chairman of Goldman Sachs Asset Management, said at a forum on the shores of Lake Como near Milan on Friday,