Nefrologia do Huse registra 3.500 sessões de diálise no primeiro semestre

Em funcionamento há dois anos no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Centro de Nefrologia Drº Lucilo da Costa Pinto, oferece assistência acolhedora e resolutiva aos pacientes com problemas renais e que necessitam do tratamento de hemodiálise. No primeiro semestre deste ano (janeiro a junho), a unidade realizou cerca de 3.500 sessões de diálise com qualidade e segurança. De acordo com a enfermeira do Centro de Nefrologia do Huse, Kelli Lencine, além do atendimento na sala da unidade, o serviço se estende também em setores fechados.

“Além do atendimento nas salas do Centro de Nefrologia para os pacientes que estão nas enfermarias, o serviço se estende também para os setores fechados como as UTI’s I e II, UAC I e II, Pediatria, além da Área Vermelha do hospital onde a demanda permanece a mesma para aqueles que têm insuficiência renal aguda. Por se tratar de um serviço público que tem seu número de pacientes aumentado a cada dia, a assistência ao paciente é de muita qualidade”, afirmou Kelli Lencine.

Antes da criação do Centro de Nefrologia, era visível o acúmulo de pacientes nas enfermarias e no Pronto Socorro que faziam seu tratamento enquanto aguardavam vagas nas clínicas privadas e conveniadas com o município de Aracaju. Agora, os pacientes e seus acompanhantes contam com uma estrutura e assistência acolhedora, como relata a diarista Heloísa Lima, 49, que acompanha o tratamento renal do irmão.

“Mesmo com a pandemia do coronavírus, tudo aqui é muito organizado e nos deixa mais tranquila. A equipe é muito educada e nos orienta sobre tudo que tiver dúvidas. Eu não tenho do que me queixar e meu irmão também vem reagindo perfeitamente ao tratamento. É só agradecer a Deus pela oportunidade de ser tratado com dignidade”, declarou a diarista.

Publicado: 16 de julho de 2020, 08:45 | Atualizado: 16 de julho de 2020, 08:45