Residente  de neonatologia apresenta monografia de conclusão de curso na MNSL

 “Perfil clínico dos recém-nascidos de extremo baixo peso internados em uma unidade de tratamento intensivo neonatal”. Esse foi o tema da monografia de conclusão da residência médica em Neonatologia, da pediatra Carla Maria Valadares Melo, apresentada na  quarta-feira, 19, no auditório da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL).

O objetivo do trabalho foi descrever as características clínicas e sócio demográficas de bebês que nascem com extremo baixo peso. A abertura ficou por conta da superintendente interina da MNSL, Roseane Porto, que disse ter sido um prazer abrir o momento de apresentação da monografia de residência da médica Carla Maria.  “Conheço Carla, desde sua formação como interna,ela fez residência em pediatria fora, voltou, e sempre se destacou por sua extrema dedicação e responsabilidade”, disse Roseane.

Ela citou o trabalho de Carla no ambulatório Follow-Up e na UTI. “Carla mantém esse perfil,e acho que vai ser um ganho enorme para a nossa instituição e para a Neonatologia de Sergipe estar formando essa grande médica”, observou a superintendente. A  neonatologista, por sua vez, informou que o  tema abordado nesta manhã  foi sobre o perfil clínico dos recém-nascidos de extremo baixo peso internados em uma unidade de tratamento intensivo neonatal.

“Tomamos como base os bebês admitidos no Centro de Prematuros – CENPRE também conhecido como BOX 4, que é um setor da nossa UTIN e realizamos no período de agosto de 2018 até setembro de 2019, a coleta de dados sobre eles”, ressaltou Carla. Ela disse que é importante falar sobre esse tema porque é elevada a taxa de bebês prematuros, sendo esse um problema mundial.  “Só no Brasil acontecem cerca de 360 mil partos de prematuros por ano e são bebês que precisam de um atendimento especial no nascimento, na sua condição de internação e no acompanhamento após a alta como é oferecido aqui com o ambulatório de retorno do Follow Up”, observou a médica.

Carla atentou que foram analisados 111 pacientes no CENPRE, a maioria do sexo masculino, sendo as mães, jovens e em sua maior parte, procedente do interior. Os bebês possuem média de peso ao nascimento 755 gramas e tiveram um período de internação prolongado. “A nossa taxa de mortalidade ainda é alta, para os recém-nascidos de extremo baixo peso, o que condizente com a literatura”, disse a neonatologista.

O Supervisor da Residência Médica de Neonatologia, Alex Santana, disse que  “É com muito orgulho que estamos entregando a sociedade mais uma neonatologista. Essa é  a quinta turma formada dentro da MNSL,  Carla apresentou sua monografia baseada nos dados estatísticos do  Centro de Prematuros que temos na instituição, e falou sobre o perfil desses bebês, que são crianças menores de 1kg e  com idade gestacional muito baixa, em torno de 27 semanas”, ressaltou Alex.

 

Também o Coordenador Geral da Residência Médica do HUSE, Fábio Santos Alves, comentou que a apresentação da médica Carla foi muito esclarecedora com relação ao que acontece com os neonatos de baixo peso, em função das infecções, do choque séptico. “Eu que sou cirurgião fiquei feliz pelo trabalho aqui apresentado, com relação à parte cientifica que a residência de neonatologia desenvolve”, declarou o médico.

Presenças

Prestigiaram também o encontro, o Coordenador do Método Canguru, Paulo Menezes, a gerente da UTIN, Monique Daniela Lima, a coordenadora do Centro Obstétrico e Internamento Dra. Alba Patrícia Santos Vieira de Mello e outras personalidades.

 

Publicado: 20 de fevereiro de 2020, 17:13 | Atualizado: 20 de fevereiro de 2020, 17:16