Caism inicia ciclo de Palestras em alusão ao Outubro Rosa

Em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização da sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), deu início na manhã desta segunda-feira, 7, no auditório da instituição, a uma série de palestras que irão tratar de temas relacionados à prevenção, aos cuidados e direitos das mulheres em relação ao câncer de mama.

Segundo a coordenadora do Caism, Jânua Cele Almeida Boson, o público alvo é formado por estudantes de enfermagem, de medicina e usuárias do Caism. “Nesse ciclo de palestras vamos discutir um pouco sobre o câncer de mama, principalmente destacando sobre a prevenção que a mulher precisa ter, fazendo atividade física, uma boa alimentação, que é a principal forma de se prevenir. Outra forma é fazendo o rastreamento do câncer de mama através da mamografia. Então ela não pode esquecer de se cuidar e todo ano, ou a cada dois anos, fazer seus exames”, explicou Jânua.

A promotora do Ministério Público Estadual, Euza Missano, palestrou sobre “Os direitos das pacientes com câncer” e destacou a importância de abordar temas esclarecedores que contribuem para a saúde da mulher.

“O Caism está de parabéns pela execução desse trabalho fabuloso de esclarecimento e orientação a todas as mulheres. Hoje nós tivemos aqui uma manhã com palestras de mastologistas, palestras relacionadas à necessidade de atenção e de acolhimento à mulher. Está de parabéns o Caism, seus trabalhadores, por se preocuparem, estarem atentos, por fazerem essa busca ativa da mulher, notadamente agora no mês de outubro, onde a gente busca a questão do autoexame, do autoamor, do autocuidado”, comentou Euza.

Para a enfermeira e residente em enfermagem obstétrica, Larissa Raiane Santos Viana, foi um momento importante de conhecimento e trocas. “A gente sabe a importância que tem não só esse aperfeiçoamento técnico, da questão da informação, tanto para os profissionais de saúde, o embasamento científico, como também a questão dessa troca de energia, troca de ideias, de informações, de poder debater, tirar dúvidas, o que fortalece muito a nossa prática na saúde e também no aperfeiçoamento dos nossos conhecimentos. Fui muito bom”, disse.

Programação

– 1º a 4 de outubro: Lançamento da Campanha “Mais cor em suas vidas” – arrecadação e entrega de batons às usuárias do serviço no “Dia Rosa”

– 7 de outubro: Ciclo de Palestras no auditório do Caism

8h30 – Câncer de Mama tem cura!

9h30 – Intervalo lanche

10h – Os direitos das Pacientes com Câncer

12h – Intervalo almoço

14h – Resgatando valores para uma boa alimentação

15h – Estratégias para o enfrentamento do câncer

16h – Intervalo lanche

16h30 – Encerramento

  • Para participar do evento é necessária a doação de um lenço de cabelo que será ofertado às mulheres em tratamento contra o câncer.
  • 7h às 16h – Realização de mamografias – livre demanda – para pacientes acima de 40 anos, com requisição do exame previamente solicitado.


– 8 de outubro: “Dia Rosa”

9h – Abertura oficial do evento com a presença do Governador do Estado, Belivaldo Chagas

10h – Coffe Break

8h às 12h: verificação de pressão e glicemia capilar, realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite

 

– 9 de outubro

8h30 – Roda de Conversa “Ame-se… cuide-se… valorize a vida!”

9h às 12h – auriculoterapia, Reiki, massagem relaxante

7h às 16h – Realização de mamografias – livre demanda – para pacientes acima de 40 anos, com requisição do exame previamente solicitado.

 

– 10 de outubro

7h às 16h – Realização de mamografias – livre demanda – para pacientes acima de 40 anos, com requisição do exame previamente solicitado.

– 11 de outubro

9h às 12h – Realização de mamografias – livre demanda – para pacientes acima de 40 anos, com requisição do exame previamente solicitado.

Fotos: Flávia Pacheco ASCOM SES

Publicado: 8 de outubro de 2019, 10:58 | Atualizado: 8 de outubro de 2019, 10:58