Unidade Móvel “Fique Sabendo” realiza testes por fluido oral na Praça General Valadão

postado em: Notícias | 2

Por Luiza Sampaio

unidade móvel Fique Sabendo 2Até o final de tarde de hoje, 27, a Unidade Móvel “Fique Sabendo”, do Programa Estadual de DST/Aids, ficará estacionada em frente à Secretaria de Saúde (SES), na Praça General Valadão, realizando teste rápido para HIV por fluido oral, em mais uma iniciativa que chama atenção da sociedade para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

De acordo com o gerente do programa, o médico Almir Santana, o teste realizado por fluido oral é prático e o resultado sai em apenas meia hora. “É fácil para fazer e muito ágil também na conclusão, o que agrada quem faz. Levamos a unidade móvel até a população, o que facilita a realização do exame, e também orientamos para que esta seja uma prática constante”, ressalta o gestor.

Além dos exames, a equipe realizou o trabalho educativo e a distribuição de preservativo. “Nunca é demais lembrar que a prevenção é a melhor arma contra as infecções sexualmente transmissíveis, por isso, o uso da camisinha, seja masculina ou feminina, é essencial”, alerta o médico Almir Santana.

A unidade móvel chamou atenção de quem estava de passagem pelo Centro, como a estudante Juciara Francilino, que resolveu parar e realizar o teste rápido pela primeira vez. “A gente sabe da importância da prevenção, mas sempre acaba deixando a saúde em segundo plano. Depois desse alerta, vou procurar fazer o exame com mais rotina”, garantiu.

Eliomar dos Santos, de 27 anos, também passava pelo local e decidiu dedicar um tempo à saúde. “Nunca tinha feito o exame para HIV, mas sei que é importante. Gostei da iniciativa de trazer a unidade móvel e chamar atenção das pessoas que, assim como eu, nunca realizaram o procedimento. É rápido e muito importante para a nossa qualidade de vida”, comentou o jovem.

Feira de Verão

Assim como na semana passada, o Programa de DST/Aids estará na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, durante a Feira de Verão, nessas quinta e sexta-feira, dias 28 e 29. Lá também serão realizados testes rápidos para Aids através do fluido oral. “A ação atenderá sergipanos e turistas, atingindo um público bem diversificado, inclusive de profissionais do sexo”, informa Almir Santana.

Atualizado: