Junho Vermelho: Funesa realiza ação de conscientização voltada aos trabalhadores

Junho é tempo de festejos, com muita confraternização e forró, mas também é o mês de conscientização para doação de sangue, conhecido como “Junho Vermelho”. Em alusão à campanha, a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), por meio da Coordenação de Promoção e Prevenção à Saúde (Copps) realizou, nesta sexta-feira, 28, uma ação educativa sobre a causa, com uma palestra ministrada pela médica hematologista e hemoterapeuta, e também professora universitária Pollyanna Domeny Duarte. Além da ação, haverá ato de doação de sangue na próxima terça-feira, 02 de julho, no Hemose (Centro de Hemoterapia de Sergipe), com os trabalhadores da Fundação.

Para a servidora Luanda Moura, essa conscientização é muito importante porque depende principalmente da boa vontade, pois é uma atitude gratuita e ajuda a vida do próximo. “A primeira vez que doei sangue foi quando meu pai precisou. Ele tinha insuficiência renal e o banco de sangue não tinha o tipo sanguíneo necessário e compatível com o dele. Portanto pedimos colaboração de parentes e amigos para doação. Hoje, o que me motiva a doar sangue é saber que podemos ajudar alguém com pouco. É muito gratificante saber que um gesto tão simples e que leva menos de uma hora pode causar tanto impacto na vida das outras pessoas”, destacou.

A hematologista Pollyanna Domeny Duarte observou que, na maioria das vezes, muitas pessoas estão dispostas e essas campanhas de conscientização geram benefício. “Às vezes o que falta é informação e, dessa forma, conseguimos captar doadores. De repente é o primeiro passo para se tornar um doador permanente, que contribui pra manter o estoque e ajudar muita gente por muito tempo”.

De acordo com Sandra Ribeiro, a ação esclareceu e desmistificou mitos sobre a doação de sangue e medula óssea. “Sanar essas dúvidas nos ajuda a conquistar mais doadores para uma causa sempre necessária. A doação de sangue é a expressão máxima do ‘fazer o bem sem olhar a quem’, e Dra. Pollyanna explanou de forma bem didática. Pela quantidade de perguntas que surgiu, percebe-se que o público ficou interessado. Esses momentos em que reunimos nossos trabalhadores fazem parte das estratégias de Promoção e Prevenção a Saúde. É o exercício da Educação Permanente em Saúde no dia a dia do nosso trabalhador”, pontuou.

Publicado: 28 de junho de 2019, 17:15 | Atualizado: 28 de junho de 2019, 17:15