Hemose registra 190 doações de sangue durante ações promovidas por grupos solidários

postado em: Destaque 2, Notícias | 0

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) registrou 271 comparecimentos, com a efetivação de 190 doações de sangue, oriundas de grupos de voluntários de Mãos Unidas pra Ajudar, Associação Gloriense de Doadores de Sangue, Chicleteiro Sangue Bom, Igreja Batista da Graça e a campanha Sangue Tipo Seu da Unimed. As ações solidárias realizadas na última sexta-feira, 14, têm como objetivo contribuir com os estoques de sangue e reforçar a importância do serviço para o atendimento da demanda transfusional na rede hospitalar.

Perivaldo Brasiliano dos Santos e Ester Linhares Lima são doadores de sangue fidelizados e participam regularmente das campanhas da Família de Sangue da Igreja Batista da Graça.  “Esse incentivo da Igreja é muito importante para que as pessoas deixem um pouco seu trabalho e sua casa para vir ajudar espalhando amor e esperança porque a doação é tudo isso”, confirmou Perivaldo.

Alex Oliveira Nascimento é doador fidelizado de sangue e participou de mais uma ação do Chicleteiro Sangue Bom. “Esse é um serviço muito importante”, lembrou ao relatar que em seu grupo tem doadores fidelizados e novatos.

O grupo da campanha “Tem gente precisando do Sangue Tipo Seu”, realizada por funcionários da Unimed reuniu doadores como Josinara Joaquina dos Santos e Erivaldo de Andrade Nunes. “A doação de sangue é um ato que necessita da boa vontade das pessoas. E também é um ato de responsabilidade social que a instituição estimula através de várias ações sociais”, relatou Josinara.

A gerente de Ações Estratégicas do Hemocentro de Sergipe, Rozeli Dantas, ressaltou que as parcerias com a sociedade e com os grupos fidelizados são instrumentos de mobilização para ampliar as doações de sangue. “Hoje foi um dia diferente porque eles celebraram o Dia Mundial do Doador de Sangue e quando vemos os grupos comprometidos com o serviço é motivo de alegria. Eles são responsáveis pela multiplicação das informações sobre a necessidade de doadores frequentes para assegurar o atendimento dos pacientes nos hospitais”, destacou a gestora.

Festejos juninos

As ações integram a programação de atividades para o mês de junho, período do ano em que o Hemocentro costuma registrar a redução no número de comparecimento de voluntários ao serviço de doação. Além das campanhas na unidade, o Hemose realiza este mês duas coletas externas de sangue. A primeira acontece dia 18, terça-feira, no Ministério Público Estadual e no dia 26, no Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE).

Atualizado: