Servidores da MNSL são contemplados com prática de Reiki

Na tarde desta quinta-feira, 13, servidores da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), foram contemplados, através do Projeto Práticas Integrativas, com a prática do Reiki. O método terapêutico tem por objetivo ordenar o campo energético, alinhando os chakras, melhorando o fluxo e a distribuição de energia pelo corpo. A terapia traz comprovadamente benefícios para a saúde física, emocional e espiritual. Quem explica é a psicopedagoga Lucivanda Lima.

Ela disse que é de extrema importância proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas. “O projeto acontece no auditório da unidade, as quintas-feiras, das 14 às 17h. O agendamento é feito através do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da MNSL, que marca cinco pacientes por voluntário. Cada aplicação dura 40 minutos”, observou Lucivanda.

Os profissionais que se dedicam a aplicar as práticas integrativas são voluntários reikianos que disponibilizam quatro horas do seu tempo para ofertar trabalhos individuais com atenção voltada para o indivíduo. “O Reiki me proporcionou tranquilidade e bem-estar. Foi como se estivesse renovando minhas energias. Estou bem, e agradeço a oportunidade desse tratamento espiritual e emocional” ressaltou a servidora Marília Rocha. Para a servidora Marisol Alves, a sensação depois da aplicação do Reik foi de bem-estar.

Lucivanda Lima, além de psicopedagoga e terapeuta Reikiana disse que por já estar aposentada de sua profissão, buscou através do Reiki se doar no trabalho voluntário. “Trabalho aqui na maternidade e no espaço Felicitá aplicando Reiki com terapia de meditação e respiração”, informou.  Ela disse que o Reiki é a movimentação de energia nos chakras. “Nós temos sete chakras principais, e as forças de energia precisam estar alinhadas para que a energia que respiramos possa circular livremente”, disse.

Ela observou, ainda, geralmente quando a pessoa adoece, através do Reiki é possível sentir qual o chakra está desalinhado. “Nós terapeutas somos um canal de energia. Não só o paciente é beneficiado. Nós que aplicamos somos beneficiadas da mesma forma porque quando doamos ganhamos mais”, assegurou Lucivanda. Ela afirmou que é uma satisfação estar prestando um serviço para o bem-estar de todos. “Antes da aplicação eu explico sobre o Reiki. O procedimento é aplicado por toque das mãos em todo o corpo da pessoa”, esclareceu.

Reiki

É uma terapia natural japonesa para redução do estresse e relaxamento que promove a cura. É transmitido através da imposição de mãos e a utilização de símbolos baseia-se no conceito de que o Reiki é uma energia vital invisível flui através de nós e é o que nos faz estarmos vivos.

Desde junho de 2017 o Projeto Práticas Integrativas atende os servidores que trabalham na MNSL. Os profissionais que aplicam as práticas na instituição, são voluntários que atendem todas as terças e quintas-feiras, aos funcionários da maternidade com dedicação e carinho, são cerca de 4 a 6 pessoas por dia. A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares foi reformulada em março de 2017, pela portaria 145/2017, com o objetivo de ampliar a abordagem clínica e opções terapêuticas ofertadas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualizado há