Ação com participação de recrutas do Exército antecipa homenagem ao Dia do Doador

Cerca de trinta e cinco recrutas do 28º Batalhão de Caçadores (BC) do Exército Brasileiro colaboraram com a doação de sangue no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose)  nesta quinta-feira, 13. “O Exército realiza todos os anos essa campanha nacional para comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue, no dia 14 de junho. Essa é uma ação que dignifica a instituição, seus membros e ajuda de alguma forma aqueles que necessitam”, comentou o capitão João Bezerra, do setor de comunicação.
A campanha reuniu doadores como Nataniel Macena dos Santos e iniciantes que doaram sangue pela primeira vez. “Já tinha ouvido falar, mas não consegui arrumar tempo, o serviço militar foi a oportunidade.Achei interessante porque temos que ajudar sempre”, disse Nataniel Macena .
Para Roseval Fernande da Silva, portador do sangue O negativo, o dia foi de festa. Ele passou a  entender a importância da doação e de seu grupo sanguíneo. “Eu não sabia dessa necessidade de sangue Rh negativo e que meu sangue serve para qualquer pessoa. Estou satisfeito em está aqui e doar”, disse o jovem.
De acordo com a gerente de Coleta, Florita Aquino, a doação de sangue deve ser um ato frequente na vida dos cidadãos. “Sempre estamos falando sobre essa necessidade por sangue. Depois de coletado, das analises sorológicas e fracionado, o sangue atende procedimentos cirúrgicos, pacientes portadores de enfermidades do sangue como a anemia falciforme, as anemias agudas, leucemias e os tratamentos oncológicos”, explicou a enfermeira.
Serviço
Para ser um doador de sangue é preciso estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, ter mais de 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal. O documento está disponível para download no site do Hemose: www.hemose.se.gov.br. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Publicado: 13 de junho de 2019, 16:09 | Atualizado: 13 de junho de 2019, 16:09