Lacen e ITPS analisam parceria para ampliação de análises laboratoriais do Estado

postado em: Destaque 2, Notícias | 0

Uma parceria para ampliação de serviços de análises laboratoriais para água e alimentos. Esse foi o principal tema da reunião com gestores e equipe técnica do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) e o Instituto de Tecnologia e Pesquisas de Sergipe (ITPS).

Na ocasião, o grupo discutiu os moldes para formalizar a troca de experiências exitosas entre os órgãos estaduais cujo objetivo é ampliar a capacidade operacional de análises de água para consumo humano, para diálise e análises de alimentos.

“A reunião foi produtiva para juntos avaliarmos possíveis instrumentos para oficializar essa parceria entre o Lacen e o ITPS. O termo de Cooperação Técnica vai subsidiar as análises que forem objeto de contratação do Estado por meio dos órgãos de vigilância em saúde e ambiental, assim, estaremos resolvendo as demandas internamente através da coparticipação dos entes estaduais”, ressaltou o diretor Administrativo Financeiro da FSPH, Guilherme Maia.

De acordo com o superintendente do Laboratório Central, Cliomar Alves dos Santos, a proposta da parceria visa o cumprimento de portarias do Ministério da Saúde (MS) e Ministério da Agricultura. “O Lacen já realiza uma parte das análises, entretanto para atender as portarias precisaria adquirir um novo equipamento. A reunião foi para estreitar os laços e viabilizar a realização de todas as análises com outro ente estadual, o ITPS, que dispõe dos equipamentos necessários para a complementação dos exames e emissão completa dos laudos”, explicou.

Para o diretor presidente do Instituto de Tecnologia de Sergipe, Antônio Carlos de Andrade, a reunião busca reunir esforços no sentido de estabelecer uma parceria para que a demanda de análises do Lacen seja plenamente atendida pelo ITPS. “A união entre os órgãos promove a otimização do uso dos recursos estaduais, também provê o Laboratório Central de resultados analíticos oriundos dos laboratórios acreditados do ITPS e contribui também, para o bem-estar e saúde da população”, salientou o gestor.

Estiveram presentes à reunião a gerente do laboratório de Bromatologia, Livian Leal, e demais gestores do Instituto, a diretora Técnica, Lúcia Calumby, a gerente de Atividade Técnica, Ana Virgínia Figueiredo e Marcus Sândalo, assessor de Planejamento.

Atualizado há