Hemose destaca doação de sangue e cadastro de medula óssea em palestra no IFS Socorro

O serviço de doação de sangue o cadastro de medula óssea, foi o tema da palestra desta quinta-feira, 21, no Instituo Federal de Sergipe (IFS), unidade Nossa Senhora do Socorro. A atividade realizada pela gerência de Ações Estratégicas do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), contou com a participação de estudantes do curso para Suporte e Manutenção de Informática.

Na ocasião, a assistente social, Rozeli Dantas, detalhou as condições necessárias para doar e como funciona o processo no Hemocentro passando pelo cadastro, pré-triagem, triagem clinica, coleta, análise sorológica, testes de fenotipagem e fracionamento do sangue em plaquetas, hemácias e plasma. “A doação de sangue ultrapassa a solidariedade, é uma questão de responsabilidade social que envolve todos: jovens, adultos, mulheres e homens”, pontuou.

A gestora ressaltou que a palestra é mais uma ferramenta utilizada pelo serviço de Captação do Hemose para promoção da consciência da população sobre a importância da doação de sangue. “A parceria com as escolas e instituições de ensino é um instrumento essencial  estamos sensibilizando o público a doar e ser um multiplicador das informações”, salientou.

Em relação ao cadastro de medula óssea, Rozeli  Dantas alertou que a chance de encontrar um doador compatível é de uma a cada 100 mil pessoas, por isso a necessidade de ampliar o cadastro e, principalmente, de manter os dados atualizados. “O cadastro é único e as informações ficam armazenadas em um banco de dados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, até o indivíduo atingir a idade limite de 55 anos, para fazer a doação da medula. O voluntário preenche um formulário com informações pessoais, em seguida é coletada uma amostra com 5 ml de sangue, para testes”, informou.

O professor Lucio Gama Junior, acompanhou os alunos durante a abordagem e comentou que a importância social.  “Essa iniciativa do IFS é bastante positiva por incentivar  a comunidade a colaborar com esses serviços. É uma atitude de responsabilidade social que apoiamos”, disse.

Critérios
Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 a 69 anos e peso acima de 50 quilos. Já o cadastro para doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 55 anos de idade e não ter doenças infecciosas. Mais informações sobre o serviço através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Publicado: 21 de março de 2019, 14:05 | Atualizado: 21 de março de 2019, 14:06