Componente Especializado da Assistência Farmacêutica

postado em: Sem categoria | 0

O Componente Especializado da Assistência Farmacêutico tem como principal característica a garantia da integralidade do tratamento medicamentoso para todas as doenças contempladas no CEAF.

Os medicamentos deste componente são definidos nos  Protocolos Clinicos e Diretrizes Terapeuticas – PCDT por meio das diferentes linhas de cuidado.

Par atender as linhas de cuidado, é fundamental a articulação entre as diferentes políticas de saúde, sejam elas no campo da Assistência Farmacêutica ou em outras áreas, como os outros serviços ambulatoriais e hospitalares.

Para que o atendimento integral das doenças contemplada no  CEAF, ocorra  é necessária uma interação entre a RENAME  a Relação Nacional de Serviços e Ações de Saúde – RENASES.

No sentido estrito do tratamento medicamentoso no âmbito da Assistência Farmacêutica, o Componente Especializado se relaciona diretamente com o Componente Básico, visto que o tratamento de muitas doenças contempladas no CEAF deve ser iniciado na atenção básica. Esse raciocínio, além de contribuir para a garantia da integralidade do tratamento medicamentoso, facilita a divisão das responsabilidades entre os entes federados.

ACESSO: O Acesso aos medicamentos deste componente ocorre no Centro de atenção a Saúde de Sergipe – CASE

Atualizado há